BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

TCU aprova privatização da Eletrobras (ELET6)

BMCNEWS Por BMCNEWS
18/05/2022
Em ECONOMIA

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, nesta quarta-feira (18), a segunda etapa do processo de privatização da Eletrobras (ELET6), por 7 votos a 1.

Agora o governo irá protocolar os pedidos de registro de oferta pública de ações da Eletrobras na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e de ADRs na SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA).

A data de privatização ainda não foi informada, mas a expectativa é que a operação aconteça entre junho até, no máximo, agosto.

Dos oito ministros que votaram na sessão, apenas Vital do Rêgo, revisor do processo, votou contra. O ministro disse ver ilegalidades em dividendos que não teriam sido pagos à estatal por sua subsidiária Eletronuclear. 

Vital chegou a pedir a suspensão do processo até que fosse concluída uma fiscalização, mas os ministros negaram o pedido.

Além disso, o ministro apontou outras irregularidades no processo, incluindo uma subavaliação da fatia brasileira em Itaipu Binacional. 

Ao todo, Vital estima que essas outras ilegalidades poderiam representar perdas de cerca de R$ 40 bilhões para a União, caso o processo prossiga. 

“Não é possível prosseguir com a desestatização da Eletrobras antes de as ilegalidades serem corrigidas”, disse o ministro.

Essa foi a segunda e última etapa da análise no TCU, onde o tribunal avalia o modelo de venda proposto pela União. A primeira etapa foi aprovada em fevereiro.

Privatização

A privatização será realizada na forma de uma capitalização, onde serão ofertadas novas ações da Eletrobras na Bolsa de Valores. A União deixará de ser a acionista da controladora da empresa.

Atualmente a União possui 72,33% do capital da estatal. Com a operação, o percentual seria reduzido para 45%.

Leia Mais

Fachada do Banco Master na rua Elvira Ferraz em Itaim Bibi

Caso Banco Master: até onde vai o TCU e onde começa a autonomia do Banco Central

6 de janeiro de 2026
gráficos, empresas.

Ações para novembro: veja as empresas que estão no radar dos analistas

4 de novembro de 2025

Além disso, os acionistas só poderão votar com até 10% de suas ações, com o objetivo da Eletrobras não ter nenhum controlador dominante sobre as suas decisões.

Com Reuters

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Com custo de quase 70 bilhões de reais, o maior túnel ferroviário do mundo atravessa os Alpes suíços por 57 quilômetros e virou o maior marco da engenharia subterrânea europeia

A cidade histórica no Rio de Janeiro onde o mar invade as ruas e cria um espetáculo que supera o Caribe

A cidade mais alta do Brasil onde o frio é de verdade e a arquitetura parece saída da Suíça

Com 3.418 salas e 135.000 metros quadrados, o palácio real de Madrid, de 1735, tornou-se a maior residência real da Europa e um tesouro da arquitetura barroca

Com 13,29 quilômetros de extensão e inaugurada em 1974, a Ponte Rio-Niterói tornou-se a maior ponte de concreto protendido do Brasil e um marco da engenharia nacional

Com motor V16 híbrido de 1.800 cavalos e velocidade máxima de 445 km/h, o novo Bugatti Tourbillon virou a maior obra-prima da engenharia ao custar milhões de dólares em 2026

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.