Atenção contribuintes: O prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) 2024 é iminente. Os contribuintes têm até a próxima sexta-feira, 31 de maio, para enviar suas declarações à Receita Federal. Este é também o dia em que se iniciam os pagamentos das restituições, começando com o depósito do primeiro lote.
Entenda o Calendário de Restituições

Para o ano de 2024, a Receita Federal programou a liberação das restituições em cinco lotes, que serão distribuídos de maio a setembro. Este método busca organizar melhor o fluxo de pagamentos e atender com prioridade alguns grupos específicos de contribuintes.
A cada lote, é possível que novos grupos sejam contemplados, começando pelos que têm prioridade devido à situação de emergência no Rio Grande do Sul, idosos acima de 60 anos, deficientes físicos ou mentais, profissionais do magistério e aqueles que optaram pelo preenchimento automático da declaração e pelo pagamento via Pix.
Como Verificar a Inclusão em Lotes Futuros?
Para saber se sua restituição foi incluída em algum dos lotes programados, é essencial consultar através do site da Receita Federal.
- Acesse a página da Receita Federal na internet.
 
- Selecione “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar Restituição”.
 
- Insira o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício (2024) e clique em “Consultar”.
 
Se você estiver incluído no lote atual, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação. Caso contrário, uma notificação indicará que sua restituição ainda está na fila de espera. Vale lembrar que os valores são depositados diretamente na conta bancária designada na declaração.
Dúvidas Frequentes sobre Restituição do Imposto de Renda
Qual é a ordem de pagamento das restituições?
O critério utilizado pela Receita Federal para definir a ordem dos pagamentos leva em consideração os grupos prioritários mencionados anteriormente. Portanto, estar nesses grupos não garante que a restituição será efetuada no primeiro lote, mas proporciona uma chance maior de recebimento antecipado.
Qual o valor total esperado para o primeiro lote de restituição?
Para o ano de 2024, o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está programado para contemplar 5.562.065 contribuintes, totalizando um valor de R$ 9,5 bilhões – o maior montante já pago em um único lote segundo o Fisco.
Planejamento e Dicas para Próximas Declarações
É vital que os contribuintes mantenham suas informações atualizadas e comecem o planejamento para a declaração do próximo ano o quanto antes. A organização pode evitar erros comuns e facilitar o processamento mais rápido de sua restituição.
Lembre-se: evitar atrasos e seguir as orientações corretamente não apenas garante que você esteja em dia com suas obrigações fiscais, mas também contribui para uma maior previsibilidade financeira ao longo do ano.