BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Linha de crédito do governo amplia acesso, mas pode pressionar FGTS

Maurílio Goeldner Por Maurílio Goeldner
13/03/2025
Em ECONOMIA

O governo federal anunciou a criação do Crédito do Trabalhador, uma linha de financiamento voltada para trabalhadores formais, incluindo domésticos e rurais, com juros reduzidos e garantias lastreadas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A iniciativa promete ampliar o acesso ao crédito e estimular o consumo, mas levanta questionamentos sobre possíveis impactos na sustentabilidade do FGTS e no risco de superendividamento.

Carlos Eduardo de Oliveira Jr., conselheiro do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), avalia que a medida pode gerar efeitos positivos no mercado de crédito, especialmente para categorias que tradicionalmente enfrentam dificuldades para obter financiamento. “Essa linha de crédito pode impulsionar o mercado, proporcionando melhores condições para trabalhadores formais, domésticos e rurais que têm poucas opções de crédito”, explicou. Ele destaca que, ao reduzir os juros por meio da garantia do FGTS, os bancos podem oferecer condições mais atrativas e diminuir os custos do financiamento.

Entretanto, o economista ressalta que a medida só será bem-sucedida se os bancos aderirem à proposta e facilitarem o acesso ao crédito. “De nada adianta essa linha de financiamento se os bancos não abraçarem a ideia e oferecerem o crédito de forma ágil e simplificada”, alertou Oliveira Jr.

Outro ponto de atenção é o impacto da iniciativa no FGTS, que tem funções essenciais, como o financiamento habitacional e a aposentadoria dos trabalhadores. “Se mal estruturado, esse tipo de política pode gerar pressões no fundo e comprometer outras finalidades importantes. Além disso, sem educação financeira adequada, há o risco de que trabalhadores usem o crédito sem planejamento, agravando o endividamento”, apontou o especialista.

Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, concorda que há pontos positivos na nova linha de crédito, mas pondera que a implementação poderia ter sido melhor planejada. “Se essa medida tivesse sido lançada há um ano, quando os juros estavam caindo, faria mais sentido. Agora, em um momento de aperto monetário, desestimular o crédito é justamente uma das estratégias para conter a inflação. Isso pode limitar um pouco o efeito da política monetária”, analisou. No entanto, ele acredita que a iniciativa busca corrigir uma distorção estrutural, que são os juros elevados devido ao alto risco de inadimplência. “Os bancos ainda enfrentam inadimplência alta e um risco grande de não recebimento, o que encarece o crédito. Essa medida pode ajudar a equilibrar um pouco esse cenário”, explicou.

O uso da tecnologia na concessão do crédito também é um diferencial da medida. O economista destacou que a digitalização da carteira profissional pode agilizar processos e reduzir a burocracia no acesso ao financiamento. “Antes, os trabalhadores precisavam apresentar documentos físicos para comprovação. Agora, com a digitalização, o acesso ao crédito se torna mais rápido e menos burocrático”, afirmou.

Leia Mais

Bitcoin atinge nova máxima com apoio institucional e otimismo regulatório

Bitcoin cai pela 3ª sessão seguida em meio à aversão ao risco global

12 de fevereiro de 2026
balança comercial janeiro

Balança comercial tem déficit de US$ 647,3 milhões na primeira semana de fevereiro

9 de fevereiro de 2026

Veja mais notícias corporativas aqui.

Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

Com investimento de 12 bilhões de dólares, a maior ilha artificial do mundo foi construída com milhões de toneladas de areia e pedra e transformou o litoral de Dubai em um paraíso tecnológico

Com resistência 200 vezes superior ao aço e espessura de apenas um átomo, o grafeno virou o material mais revolucionário do século ao prometer baterias infinitas e aviões ultraleves

Com movimentos 100% elétricos e agilidade superior à humana, o novo robô Atlas da Boston Dynamics virou o maior marco da robótica em 2026 ao ser preparado para realizar resgates em locais impossíveis para pessoas

Ibovespa recua após sequência de recordes e acompanha cautela no exterior

Com 26 metros de altura e colunas de 1791, o Portão de Brandemburgo tornou-se o maior símbolo da paz e da história da unificação alemã em Berlim

Homem constrói um closet para a esposa utilizando uma antiga técnica que foi aprendida com seu professor

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.