Nesta quinta-feira (10), o Ibovespa iniciou sua sessão em alta de 0,19%, aos 130.213,52 pontos. O índice brasileiro acumula perdas seguidas e já perdeu os 130 mil pontos.
O mercado reage aos dados do Varejo no Brasil e a Inflação ao consumidor nos EUA.
No cenário local, o IBGE mostrou que em agosto de 2024, o volume de vendas no comércio varejista registrou uma queda de 0,3% em relação ao mês anterior, de acordo com dados ajustados sazonalmente. Esse resultado representa uma desaceleração, após o setor ter apresentado uma alta de 0,6% em julho.
De resto, a agenda brasileira está vazia, tanto econômica quanto política.
Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou que os novos pedidos de seguro-desemprego sobem a 258 mil na semana encerrada em 03 de outubro. O número ficou acima das expectativas do mercado que esperava 230 mil pedidos.
Além disso, segundo dados divulgados, em setembro de 2024, a inflação ao consumidor nos Estados Unidos manteve-se perto da estabilidade, registrando um aumento de apenas 0,2% em relação ao mês anterior.
Na Europa, os principais índices do continente operam de forma mista, com setores de tecnologia e mineração liderando as perdas, e os investidores reagem aos dados de inflação dos EUA.
Por fim, na Ásia, acompanhando a movimentação dos mercados americanos, os principais índices do continente fecharam o seu pregão em alta.