Um alerta de segurança está em vigor para todos os clientes do Banco do Brasil. Golpistas estão enviando mensagens de texto (SMS) fraudulentas sobre compras suspeitas, com o objetivo de levar a vítima a ligar para uma falsa central de atendimento 0800.
Como o golpe do falso 0800 é aplicado?
O golpe começa com uma isca: um SMS alarmante informando sobre uma compra de alto valor aprovada em seu cartão ou uma movimentação estranha na sua conta. A mensagem é projetada para causar pânico e instrui a vítima a ligar para um número 0800 para cancelar a suposta transação.

Ao ligar para o número, a vítima é atendida por um golpista que se passa por atendente do Banco do Brasil. Com um roteiro bem ensaiado, ele solicita dados sensíveis, como número do cartão, senhas e códigos de segurança, sob o pretexto de realizar o cancelamento.
Quais são os sinais de que o SMS e a ligação são uma fraude?
A principal armadilha do golpe é a credibilidade que um número 0800 transmite. No entanto, o Banco do Brasil e outras instituições financeiras nunca enviam um número de telefone diferente dos canais oficiais para que o cliente entre em contato.
É fundamental saber identificar os sinais de fraude antes de tomar qualquer atitude. Os principais indicadores de que se trata de um golpe são:
- O SMS tem um tom alarmista e erros de português.
- O número 0800 fornecido na mensagem não é o mesmo que está no verso do seu cartão.
- Durante a ligação, o falso atendente pede sua senha completa ou códigos do aplicativo.
- Você é pressionado a instalar algum aplicativo de “segurança” no seu celular.
Leia tambem: Empresa pode exigir horas extras? Entenda o que a lei realmente permite
Como se proteger e o que fazer se você ligou para o número falso?
A regra número um é nunca confiar em números de telefone ou links recebidos por SMS. Se receber uma mensagem suspeita, apague-a imediatamente. Se ficar em dúvida sobre uma transação, verifique seu extrato diretamente no aplicativo oficial do banco, veja abaixo o vídeo do canal PAPO LEGAL PODCAST:
Se você ligou para o número falso e forneceu informações, é vital agir com extrema rapidez. Siga estes passos para se proteger:
- Ligue para a central de atendimento oficial do Banco do Brasil (use o número do seu cartão) e relate o golpe.
- Bloqueie imediatamente seu cartão e altere a senha de acesso ao aplicativo e ao site.
- Monitore seu extrato bancário em busca de qualquer transação não autorizada.
- Faça um Boletim de Ocorrência para registrar o crime.
Gostou de ficar por dentro deste alerta importante? Compartilhe com seus contatos para que ninguém caia nessa armadilha!
















