Nas profundezas dos Alpes, uma das maiores obras de engenharia do mundo está em andamento para conectar França e Itália. O Túnel de Base Mont Cenis é um projeto recorde de 57,5 km que promete revolucionar o transporte na Europa com uma nova ferrovia de alta velocidade.
Por que construir o Túnel de Base Mont Cenis sob os Alpes?
Apesar de vizinhas, as duas nações são separadas pela imponente cordilheira dos Alpes, uma barreira natural que torna o transporte lento e ineficiente. A linha de trem existente, do século XIX, é inadequada para a alta velocidade, forçando 92% de toda a carga a ser transportada por caminhões.

A solução foi um “túnel de base”, que perfura a montanha em sua parte mais baixa, permitindo uma ferrovia quase plana. Com isso, o projeto visa reequilibrar a matriz de transporte e gerar benefícios imensos para toda a Europa.
Principais benefícios do projeto:
Redução do tempo de viagem entre Lyon e Turim de 4 para menos de 2 horas.
Retirada de 1 milhão de caminhões das estradas por ano, reduzindo em 1 milhão de toneladas as emissões de CO2.
Aumento da capacidade dos trens de carga de 700 para 2.000 toneladas.
Como se escava um túnel no coração de uma montanha?
A escavação de 162 km de túneis e galerias é um desafio colossal, pois o projeto atravessa 80 domínios geológicos diferentes. Para vencer a rocha alpina, os engenheiros utilizam uma combinação de força bruta e tecnologia de ponta, adaptando o método à dureza do terreno.
Na maior parte do percurso, entram em ação gigantescas Tunnel Boring Machines (TBMs), como a “Federica”. Essas máquinas são como fábricas móveis que escavam a rocha e, ao mesmo tempo, instalam o revestimento de concreto do túnel, avançando de forma contínua e segura.
Métodos de escavação utilizados:
Drill-and-Blast: Usado em cerca de 25% do túnel, para rochas geologicamente complexas e fraturadas.
Tunnel Boring Machine (TBM): Usado na maior parte do percurso, com sete máquinas operando simultaneamente.
Quais os maiores desafios além da escavação?
Perfurar o coração de uma montanha significa enfrentar o inesperado. A infiltração de água é um desafio constante, mas a água é captada, tratada e reutilizada no próprio canteiro de obras para o controle de poeira e para a perfuração, em um sistema circular.
O canal The B1M, com mais de 3,86 milhões de inscritos, explora uma das maiores obras de infraestrutura em andamento na Europa: o Túnel de Base Mont Cenis. Este megaprojeto de US$ 29 bilhões está perfurando os Alpes para criar a maior seção de túnel ferroviário simples do mundo (57,5 km), ligando a França e a Itália:
Além dos desafios técnicos, o projeto enfrenta forte oposição de grupos locais, preocupados com o impacto ambiental e o alto custo da obra. O custo, estimado em 29 bilhões de dólares, levanta debates sobre o impacto em comunidades locais, um tipo de análise socioeconômica que no Brasil é frequentemente baseada em dados do IBGE.
Qual a principal diferença entre os métodos de escavação?
A escolha entre o método tradicional e as TBMs não é aleatória, mas uma decisão estratégica baseada na geologia. A complexidade de projetos ferroviários de grande porte exige uma regulamentação rigorosa, similar à supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Brasil.
Cada método tem suas vantagens e é aplicado onde se mostra mais eficiente e seguro, garantindo o avanço da obra mesmo nas condições mais adversas que o interior dos Alpes pode apresentar.
| Característica | Drill-and-Blast (Perfurar e Explodir) | Tunnel Boring Machine (TBM) |
| Velocidade | Lento e sequencial (perfura, explode, limpa, reforça). | Rápido e contínuo, avança e reveste ao mesmo tempo. |
| Precisão | Menos preciso, resulta em paredes irregulares. | Altamente preciso, cria um túnel com diâmetro perfeito. |
| Uso Ideal | Trechos curtos, rochas muito instáveis ou cavernas. | Trechos longos e com geologia mais homogênea. |