BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Caged: criação de vagas cai 35% e Brasil tem pior outubro da série

Renata Nunes Por Renata Nunes
28/11/2025
Em ECONOMIA

O Brasil abriu 85,1 mil vagas formais de trabalho em outubro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Embora o saldo seja positivo, o resultado representa uma queda de 35% na comparação com outubro de 2024, quando foram criados 131,6 mil empregos com carteira assinada.

Esse também é o pior desempenho para um mês de outubro desde 2020, ano em que o novo modelo do Caged passou a integrar informações mais amplas e detalhadas sobre admissões e desligamentos.

Caged: Acumulado do ano e salário de admissão

De janeiro a outubro, o país acumulou a criação de 1,8 milhão de postos formais. O salário médio de admissão no mês ficou em R$ 2.304,31. Segundo os dados, 67,7% das vagas abertas em outubro foram classificadas como típicas, enquanto 32,3% se enquadram como não típicas, como contratos intermitentes ou temporários.

Dos cinco principais grupos de atividade econômica, apenas dois tiveram saldo positivo:

Leia Mais

Novo programa da BM&C News aproxima PMEs do mercado de capitais

2 de março de 2026
CRISE POLÍTICA NO BRASIL É TEMA DO BM&C VISÕES

Crise política no Brasil é “civilizacional”, diz filósofo Guilherme Freire

2 de março de 2026
  • Serviços: +82 mil vagas
  • Comércio: +25,6 mil vagas

Os demais registraram recuo no nível de emprego:

  • Construção: –2,9 mil
  • Agropecuária: –9,9 mil (Demissões concentradas em: cultivo de alho, cana-de-açúcar e laranja)
  • Indústria: –10 mil (Baixas mais intensas no segmento de fabricação de açúcar bruto)

Saldo por estado

Em outubro, 21 das 27 unidades da federação tiveram saldo positivo de empregos. Os destaques foram:

  • São Paulo: +18,4 mil
  • Distrito Federal: +15,4 mil
  • Pernambuco: +10,6 mil

Entre os estados com pior desempenho:

  • Minas Gerais: –4,8 mil
  • Goiás: –2,3 mil

A retração nos setores agropecuário e industrial pesou sobre o resultado nacional, enquanto o setor de serviços seguiu como o principal motor da criação de vagas. A combinação de um mercado de trabalho ainda aquecido com sinais de desaceleração em segmentos específicos deve permanecer no radar dos analistas nos próximos meses.

Interpretação dos dados

O economista Leonardo Costa, do ASA, avalia que os dados reforçam um processo consistente de desaceleração do mercado de trabalho. Segundo ele, o avanço de 52,8 mil vagas com ajuste sazonal e a queda da média móvel de três meses para 69 mil mostram “uma perda de fôlego gradual, já esperada diante do arrefecimento da atividade”.

Segundo Costa, a composição do emprego também revela esse arrefecimento: serviços responderam praticamente pelo saldo total, enquanto indústria e construção voltaram ao terreno negativo, refletindo a sensibilidade desses segmentos ao ciclo econômico. “O comércio mostrou apenas uma leve alta, compatível com uma antecipação moderada das contratações de fim de ano, e a agropecuária registrou queda associada ao período de entressafra“, avalia.

Regionalmente, o economista observa que os resultados positivos em grande parte das unidades da federação convivem com recuos relevantes em estados como Minas Gerais e Goiás, sinalizando um mercado menos homogêneo. No recorte por características individuais, o avanço ocorreu principalmente entre trabalhadores jovens e de menor renda, faixas mais sensíveis ao ritmo da atividade e mais expostas à rotatividade.

Já o salário médio real de admissão permaneceu praticamente estável, o que, na avaliação de Costa, reforça a leitura de que a oferta e demanda por trabalho se equilibram em patamar mais frio. Para ele, o conjunto dos dados indica “um mercado que ainda não mostra deterioração abrupta, mas que claramente transita para uma fase de menor dinamismo”.

Piscina de ouro: no Tibete, o St. Regis Lhasa oferece uma piscina aquecida revestida com milhares de azulejos banhados a ouro real e vista para o Himalaia

Lareira a bordo e banheira de cipreste: o trem futurista japonês desenhado por designers da Ferrari que tem suítes de dois andares e custa R$ 40 mil a passagem

O ônibus mais longo do mundo: com 30 metros de comprimento e capacidade para 300 pessoas, o “AutoTram” parece um trem que anda no asfalto

Famosa internacionalmente após visita de estrela de Hollywood: a vila de pescadores que virou o “balneário bilionário” do Rio de Janeiro

EUA afirmam que Estreito de Ormuz permanece aberto em meio a tensões no Oriente Médio

Ibovespa fecha em alta impulsionado por commodities

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.