BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

BC aumenta projeção de crescimento do PIB de 1,2% para 2%

A projeção consta do Relatório de Inflação, publicação trimestral do BC, divulgado nesta quinta-feira (29)

Agência Brasilby Agência Brasil
29/06/2023
BC aumenta projeção de crescimento do PIB de 1,2% para 2%
Foto: Agência Brasil

O Banco Central (BC) elevou a projeção para o crescimento da economia este ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) passou de 1,2% para 2%, em razão de “surpresas positivas em algumas atividades da indústria e do setor de serviços no primeiro trimestre, além de melhora nos prognósticos para a agricultura”. A projeção consta do Relatório de Inflação, publicação trimestral do BC, divulgado nesta quinta-feira (29).

“A atividade econômica apresentou forte crescimento no primeiro trimestre (1,9%), superando amplamente as expectativas. O resultado repercutiu sobretudo o desempenho do setor agropecuário. Por sua vez, a evolução da demanda doméstica e dos componentes da oferta mais sensíveis ao ciclo econômico reforça a avaliação de arrefecimento da atividade econômica”, explicou o BC no relatório.

Leia Mais

Créditos: depositphotos.com / runawayphill

Sexta pós-feriado repercute fim das tarifas, payroll atrasado e indicadores globais

21 de novembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / demerzel21

J.P. Morgan cita América Latina nas perspectivas para 2026: “força indispensável”

21 de novembro de 2025

“Apesar dessa elevação, a projeção continua refletindo cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023, sob influência da diminuição do ritmo de crescimento global e dos impactos cumulativos da política monetária doméstica [alta da taxa básica de juros]”, alertou a autarquia.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC mantém a taxa Selic em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado, o maior nível desde janeiro de 2017, apesar da queda da inflação e das pressões de parte do governo para redução dos juros básicos.

A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação porque a taxa causa reflexos nos preços, já que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança, evitando a demanda aquecida. Os efeitos do aperto monetário são sentidos no encarecimento do crédito e na desaceleração da economia.

Setores da economia

Em 2022, a economia brasileira cresceu 2,9%, após alta de 5% em 2021 e recuo de 3,3% em 2020. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o crescimento do PIB no ano passado. Segundo o BC, os segmentos do setor foram severamente afetados pela pandemia da covid-19, inicialmente, mas desde então apresentam trajetórias de crescimento.

Para este ano, a projeção para o setor de serviços teve alta de 1% para 1,6%, diante do bom desempenho em algumas atividades. Entre elas, está o de transporte, “possivelmente influenciada pelo escoamento da safra de soja”, e de atividades financeiras. O BC cita ainda o comércio, que teve variação modesta mas acima da prevista, também possivelmente beneficiada pela alta na agropecuária.

Na indústria, a projeção foi elevada de 0,3% para 0,7%, com maior crescimento da indústria extrativa e da produção e distribuição de eletricidade, gás e água. Essa última atividade saiu de uma projeção de crescimento de 0,4% para 5%, beneficiada no primeiro trimestre pela reduzida participação de usinas termoelétricas na produção total de energia elétrica, o que deve continuar acontecendo ao longo do ano, em cenário de reservatórios de hidrelétricas em níveis confortáveis e da maior oferta de energia proveniente de usinas eólicas e fotovoltaicas.

“Em sentido oposto, houve redução nas estimativas para a indústria de transformação e para a construção, atividades mais sensíveis ao ciclo econômico e que recuaram mais do que o previsto no primeiro trimestre”, informou o BC.

A projeção de crescimento da agropecuária para este ano foi elevada de 7% para 10%, após recuo de 1,7% em 2022, repercutindo prognósticos favoráveis para a produção agrícola, notadamente a de soja, a da segunda safra de milho e a de cana-de-açúcar.

Com relação aos componentes domésticos da demanda, a projeção para o consumo das famílias teve ligeira alta, de 1,5% para 1,6%; para o consumo do governo, de 0,7% para 1%, e para a formação bruta de capital fixo (investimentos) das empresas, de estabilidade para recuo de 1,8%. As exportações e as importações de bens e serviços, este ano, devem variar de 3,7% para zero, ante projeções respectivas de 2,4% e queda de 0,5% no Relatório de Inflação de março.

Riscos

Segundo o BC, foi mencionado no relatório de março uma possível desaceleração da concessão de crédito mais intensa do que seria compatível com o atual estágio de política monetária, sendo um risco negativo para a atividade econômica. Na atual publicação, “a despeito do risco continuar”, o BC sugere que as concessões de crédito com recursos livres “têm evoluído em linha com o esperado”.

As concessões de crédito com recursos livres (a juros determinados pelos bancos) têm mostrado desaceleração desde o final do ano passado, sobretudo no segmento de pessoas jurídicas, e recuaram 3,7% no trimestre encerrado em abril. “Um menor dinamismo no mercado de crédito já era esperado, tendo em vista o grau de aperto da política monetária. Todavia, ocorreram no início de 2023 eventos relevantes, no Brasil e no exterior, que potencialmente trazem deterioração adicional ao mercado de crédito, de magnitude incerta”, analisou o BC.

De acordo com a instituição, contribui para a diminuição dos riscos o avanço na criação do novo regime fiscal, “que reduziu a incerteza associada a cenários extremos de crescimento da dívida pública”. Desde o último Relatório de Inflação, novas medidas foram apresentadas ou estão em discussão e o Ministério da Fazenda também sinalizou o interesse na diminuição de benefícios tributários.

Ainda assim, no relatório, a avaliação é de que a aprovação do novo regime fiscal na Câmara dos Deputados e o anúncio de ações para aumento de receitas “ainda não impactaram de forma significativa as projeções dos analistas para as variáveis fiscais”. O BC incorpora as expectativas de mercado nas decisões de política monetária (sobre juros).

No ambiente externo, entre os possíveis riscos para o crescimento global, o relatório cita a persistência de pressões inflacionárias nos países centrais, que pode requerer aperto monetário mais prolongado, com efeitos sobre a atividade econômica; o ritmo de reabertura e recuperação da economia chinesa e os riscos oriundos dos ajustes no setor imobiliário do país; e reflexos dos episódios recentes envolvendo bancos no exterior, apesar do contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento.

Inflação

Segundo o BC, as projeções de inflação caíram para todo o horizonte considerado. A inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar este ano em 5%, no cenário com taxa básica de juros em 12,25% ao ano e câmbio em R$ 4,85. No relatório de março a projeção era 5,8%.

O BC também projeta que a inflação deve ser de 3,4% em 2024 e de 3,1% em 2025. Nessa trajetória, a taxa Selic chega ao final de 2024 e 2025 em 9,5% e 9% ao ano, respectivamente.

O relatório destaca que a chance de a inflação oficial superar o teto da meta este ano caiu de 83% no relatório de março para 61% agora em junho.

A meta para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,25% de inflação, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. Para 2024 e 2025, o CMN estabeleceu meta de 3% para o IPCA, nos dois anos, também com 1,5 ponto percentual de tolerância.

BC aumenta projeГѓВ§ГѓВЈo de crescimento do PIB de 1,2% para 2%

Foto: Agência Brasil

Tags: Banco Centralcrescimento do PIBECONOMIAexternasMERCADOPIB
336x280

Notícias

Defesa de Daniel Vorcaro divulga nota após prisão do dono do Banco Master

Empresas antecipam dividendos: veja quais ações podem ser oportunidades

Bolsonaro é preso pela PF em Brasília; Moraes cita risco de fuga

Black Friday eleva ataques digitais e prejuízos vão além do financeiros

  • All
  • análise
O que aconteceria com o mundo se um asteroide gigante caísse no mar
Curiosidades

O que aconteceria com o mundo se um asteroide gigante caísse no mar

23 de novembro de 2025
6 filmes de ação para você assistir em 2025 na Netflix
Cinema/Séries

6 filmes de ação para você assistir em 2025 na Netflix

23 de novembro de 2025
Como plantar cana-de-açúcar para ter garapa fresca sempre em casa
Jardinagem

Como plantar cana-de-açúcar para ter garapa fresca sempre em casa

23 de novembro de 2025
Previsão de hoje 23/11: conversas e escolhas que podem melhorar sua vida financeira
Signos

Previsão de hoje 23/11: conversas e escolhas que podem melhorar sua vida financeira

23 de novembro de 2025

Leia Mais

Foto: Banco Master

Defesa de Daniel Vorcaro divulga nota após prisão do dono do Banco Master

by Redação BM&C News
22 de novembro de 2025
0

Dias após a prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, a defesa do empresário divulgou uma nota oficial contestando...

Créditos: depositphotos.com / jujong11

Empresas antecipam dividendos: veja quais ações podem ser oportunidades

by Maurílio Goeldner
22 de novembro de 2025
0

Com a aproximação da tributação de dividendos prevista para começar em 2026, empresas brasileiras já se movimentam para antecipar o...

Arquivo 14/09/2025 Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Bolsonaro é preso pela PF em Brasília; Moraes cita risco de fuga

by Maurílio Goeldner
22 de novembro de 2025
0

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, a corporação cumpriu...

Black Friday e as fraudes digitais

Black Friday eleva ataques digitais e prejuízos vão além do financeiros

by Renata Nunes
22 de novembro de 2025
0

Com a aproximação da Black Friday, varejistas e empresas de serviços digitais elevam o nível de atenção: além de ser...

Ibovespa a 150 mil pontos? Veja os vetores que podem explicar essa alta

Ibovespa recua em dia de cautela com dólar forte e falas do Fed

by Rafael Lara
21 de novembro de 2025
0

O Ibovespa fechou a sessão desta sexta-feira (21) em queda de 0,41%, aos 154.744 pontos, acompanhando um dia de maior...

tarifaço

Fim do tarifaço: de quem é o aniversário e quem pode apagar as velinhas?

by Roberto Dumas
21 de novembro de 2025
0

O nosso presidente Lula gosta de uma festa. Tudo é motivo de regozijo, quando submetido a pressões, se utiliza de...

Itaú negocia fatia do GPA na financeira FIC

by Redação BM&C News
21 de novembro de 2025
0

O GPA confirmou que mantém negociações com os demais acionistas da financeira Itaú CBD (FIC) para a possível venda de...

Foto: Divulgação/Grupo Mateus

Grupo Mateus engata sequência de sete dias em queda após erro contábil bilionário

by Maurílio Goeldner
21 de novembro de 2025
0

As ações do Grupo Mateus (GMAT3) registram nova queda nesta sexta-feira (21), acumulando sete pregões consecutivos no campo negativo e...

Inflação

Fim das tarifas dos EUA vai aumentar a inflação no Brasil?

by Maurílio Goeldner
21 de novembro de 2025
0

A decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa de 40% sobre uma série de produtos brasileiros, incluindo a carne...

TECNOLOGIA, MOBILIDADE E EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO NO MONEY REPORT

Tecnologia, mobilidade e educação em foco no Money Report

by Redação BM&C News
21 de novembro de 2025
0

No episódio desta semana do Money Report, na BM&C News, o apresentador Aluizio Falcão reuniu três convidados de áreas distintas...

Load More

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com a utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.