BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

MEI; Aprenda Como obter aposentadoria maior que um salário mínimo. Confira!

BMCNEWS Por BMCNEWS
29/11/2024
Em Direitos e Benefícios, INSS, ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O momento da aposentadoria é inevitável para todos, e traz diversas ponderações, especialmente para aqueles que optam por ser microempreendedores individuais (MEI). Esses trabalhadores, ao contribuírem para o INSS por meio do Documento de Arrecadação do Simples (DAS MEI), adquirem o direito a diversos benefícios, incluindo a aposentadoria. Além disso, podem usufruir de pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-reclusão, entre outros direitos previdenciários.

O MEI pode se aposentar por idade ou por invalidez, mantendo os mesmos critérios de aposentadoria que valem para outros trabalhadores. Atualmente, a idade mínima exigida para aposentadoria é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Além disso, é necessário ter pelo menos 180 meses de contribuição, correspondendo a 15 anos.

Quem é o Microempreendedor Individual (MEI)?

O conceito de MEI foi implementado em 2009 com o intuito de formalizar pequenos empreendedores e profissionais autônomos no Brasil. A ideia central era facilitar a legalização desses trabalhadores, oferecendo uma maneira simplificada de obter um CNPJ e a possibilidade de emitir notas fiscais sem grandes burocracias. Sendo MEI, o empreendedor também pode desfrutar de benefícios previdenciários, como a aposentadoria, recebendo suporte social e legal em diversas durante sua atividade econômica.

Leia Mais

Brasileiros com MEI ou pequena empresa precisam saber do golpe do boleto falso de protesto

Brasileiros com MEI ou pequena empresa precisam saber do golpe do boleto falso de protesto

18 de dezembro de 2025
Brasileiros com MEI ou pequena empresa precisam saber do golpe do boleto falso de protesto

Comunicado para quem abriu CNPJ recentemente, o golpe do boleto falso está fazendo muitas vítimas

16 de dezembro de 2025

Como Aumentar a Contribuição Previdenciária

Para realizar o aumento do valor da contribuição previdenciária, os Microempreendedores Individuais devem adotar alguns procedimentos específicos:

  • Preencher corretamente a Guia da Previdência Social (GPS), utilizando o código designado para contribuintes que optam pela complementação.
  • Observar o prazo de pagamento, que deve ser realizado até o dia 15 do mês seguinte ao da competência da contribuição.
  • Calcular os 15% adicionais sobre a diferença entre o teto previdenciário e o salário mínimo para definir o valor exato a ser pago.

Este procedimento garante um cálculo de aposentadoria mais benéfico, contabilizando todas as contribuições feitas ao longo da vida econômica do microempreendedor.

Como Funciona a Contribuição do MEI?

A contribuição do MEI ao INSS é calculada com base em 5% do salário mínimo vigente. Essa porcentagem garante uma aposentadoria no valor de um salário mínimo mensal. Entretanto, para aqueles que desejam receber uma aposentadoria superior, é possível complementar essa contribuição em 15% através da Guia da Previdência Social (GPS). Este pagamento adicional pode ser realizado online ou em papelarias, sendo essencial inserir o código 1910 na emissão da guia para identificar a complementação mensal.

Como Emitir o DAS MEI?

Os boletos para pagamento do DAS MEI podem ser facilmente gerados pelo Portal do Empreendedor. O processo é simples e começa com o acesso ao portal e a inserção do CNPJ. Após isso, são disponibilizadas as guias referentes ao ano. Para emitir este boleto, escolha “Pague sua contribuição mensal” no menu de serviços disponíveis, selecione a opção de pagamento desejada e preencha os dados solicitados para gerar o boleto.

Como Emitir a Guia da Previdência Social?

Artesão em sua oficina – Créditos Freepik: www.freepik.com

Emitir a GPS online é também um processo rápido. O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal na seção destinada à emissão de guias. Após clicar em “Emitir Guia de Previdência Social através do Sistema de Acréscimos Legais”, o sistema solicitará informações como sua categoria de contribuição e número de cadastro na Previdência Social. Uma vez confirmadas as informações, a guia estará disponível para impressão e pagamento.

Com essas medidas, o MEI assegura sua contribuição para o INSS e garante uma aposentadoria digna, além de acessar outros importantes benefícios previdenciários, contribuindo significativamente para sua segurança financeira futura.

Este é o checklist completo para fazer antes de pegar a estrada e garantir sua segurança

Comunicado de segurança para quem paga contas online sobre o golpe da fatura digital falsa

Tarifaço expõe virada: Brasil reduz dependência dos Estados Unidos

Ibovespa fecha em queda e passa por correção após altas recentes

Com 56% de mulheres em posições de liderança, operadora de urgências e emergências prepara expansão internacional

Com sua abadia no topo, a cidade medieval estruturada sobre uma rocha virou uma ilha mágica que some e aparece com a maré

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.