BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Copom eleva Selic para 6,25% ao ano, quinto aumento em 2021

Eduardo Saraiva Por Eduardo Saraiva
10/01/2022
Em MERCADOS
Divulgação - Banco Central (BC)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou em um ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira (22). Com isso, a taxa passa de 5,25% para 6,25% ao ano, com objetivo de conter a pressão inflacionária. 

“Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 6,25% a.a. O Comitê entende que essa decisão reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2022 e, em grau menor, o de 2023.”, destaca o Comitê em comunicado.

A Selic fechou no maior nível desde agosto de 2019. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro, principalmente após declarações do presidente do BC, Roberto Campos Neto, ter sinalizado que mira horizonte mais longo para o controle da inflação.

Veja mais:

  • Ibovespa encerra em alta com exterior positivo após ata do Fed e preço de commodities subindo
  • Destaques: Vale e siderúrgicas sobem com disparada no preço do minério de ferro

O Copom enfatizou que a alta na taxa Selic vem com o objetivo de controlar a inflação para dentro da meta. “O Copom considera que, no atual estágio do ciclo de elevação de juros, esse ritmo de ajuste é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante e, simultaneamente, permitir que o Comitê obtenha mais informações sobre o estado da economia e o grau de persistência dos choques”, afirmou.

Leia Mais

Independência dos bancos centrais no centro do debate econômico global

14 de janeiro de 2026
FACHADA DO BANCO MASTER

Fraudes bilionárias no Banco Master expõem falhas de governança e elevam risco institucional

13 de janeiro de 2026

Esse foi o quinto aumento em 2021. Especialistas avaliam que a taxa continuará aumentando neste ano. Conforme último Boletim Focus do Banco Central, a previsão é que a Selic termine em 8,35% este ano e em 8,5% para 2022.

Já antecipando para a próxima reunião, programada para os dias 26 e 27 de outubro, o Comitê afirma que outro ajuste com aumento semelhante na taxa de juros já está projetado. “O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, disse.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Com sua cúpula dupla e design arrojado, a estrutura virou uma referência em arquitetura educacional e astronomia no Brasil

Esse homem criou um sistema usando placas de isopor para acabar com o frio, calor e diminuir o barulho, criando um ambiente tranquilo e confortável

O aço é aquecido a 1.200°C e dobrado dezenas de vezes para criar as facas mais afiadas do mundo

Ibovespa tem máxima histórica com alta das commodities

Nova lei pune com multa de até R$ 10 mil quem viajar e deixar o pet sozinho

Novo documento gratuito já pode ser emitido e vai substituir o RG até 2032, se tornando obrigatório em todo território brasileiro

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.