A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e bancos estão intensificando dicas sobre como se prevenir contra os principais golpes e fraudes digitais, que geram prejuízos financeiros e dão muita dor de cabeça ao consumidor.
Segundo a Federação, houve um aumento de 44% em golpes que usam nomes de bancos ou instituições financeiras para roubar dados e movimentar dinheiro da vítima.
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De acordo informações da TransUnion, ao comparar os últimos quatro meses de 2020 aos primeiros quatro meses de 2021, o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital originadas no Brasil contra empresas de serviços financeiros cresceu 612% . Globalmente, esse índice registrou aumento de 149%.
À medida que cresce o número de consumidores acessando a internet para realizar transações bancárias e financeiras, os fraudadores também aumentam seus esforços tendo como principal alvo o setor de serviços financeiros.
Esses golpes se iniciam por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos.
Em condições normais, perceber um golpe virtual já pode ser difícil. Em situações extraordinárias, como a que o mundo vive hoje, fica ainda mais complicado. É essa uma das explicações para o recente aumento de golpes financeiros.
A maior parte dos ataques segue o modelo do phishing, no qual a vítima é induzida a dar suas informações.
É isso que torna esse tipo de golpe tão eficaz: em vez de quebrar as camadas de segurança do site ou app, os fraudadores usam táticas para que a própria pessoa revele dados confidenciais – como senhas, número do cartão, e-mail etc. Assim, eles conseguem ganhar acesso à conta e se passar pelo cliente, ou fazer compras online com o cartão.
Abaixo, confira 25 dicas que a BM&C separou para você se proteger de fraudes financeiras:
Home office
1- Altere credenciais de fábrica definidas pelo fabricante no wifi para uma conexão mais segura
2- Faça as atualizações em seus equipamentos recomendadas pelo fabricante e use um antivírus
3- Evite a utilização de soluções de serviços de VPN gratuitas e redes de wifi públicas
Senha e autenticação
4- Troque todas as suas senhas periodicamente (por exemplo: a cada 2 meses, ou sempre que houver suspeita de que sua senha foi comprometida)
5- Não compartilhe senhas
6- Não utilize a mesma senha para mais de um serviço
7- Não salve senhas em cadernos, arquivos, no celular ou navegador
8- Crie senhas complexas, com letras, números e caracteres especiais
9- Use sempre a autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas) que inclui uma segunda camada de autenticação para garantir o acesso
10- Confure uma senha para acessar seu smartphone: não use PIN ou padrão de desenho. Se o seu dispositivo permite biometria ou reconhecimento facial, melhor ainda
Phishing
11- Desconfie de promoções imperdíveis. Mesmo que o remetente seja conhecido, ao abrir um anexo, verifique se há avisos sobre extensões que precisam ser ativadas
12- Oriente-se para identificar um e-mail de Phishing: o nome no endereço “De:” corresponde ao endereço de e-mail?, o texto está bem escrito ou contém erros ortográficos e gramaticais?, o logotipo está desfocado ou deformado?, está solicitando informações pessoais ou confidenciais?, há um senso de urgência na mensagem?, o endereço da página da internet é incomum? Se o tipo de arquivo parecer estranho, não abra.
13- Cuidado com mensagens de SMS (não clique em links, não forneça dados pessoais ou senhas)
14- Cuidado com mensagens recebidas via WhatsApp ou Telegram (elas também podem ser maliciosas)
15- Não clique em links desconhecidos
16- Em tempos de pandemia, tome cuidado ao participar de ações solidárias transmitidas nas redes, mesmo que recebidas de pessoas conhecidas (existem sites e mensagens para captura de dados pessoais que induzem pessoas a compartilharem o phishing para ganharem produtos/serviços gratuitamente)
Redes sociais e privacidade
17- Evite expor informações pessoais, financeiras e corporativas nas redes sociais
18- Evite expor exageradamente informações que possam passar a impressão de ostentação
19- Configure a privacidade das suas postagens
20- Nunca coloque suas informações pessoais em formulários de promoções sem verificar no site oficial da empresa a legitimidade da companhia
Segurança Pix
21- Os cuidados que o cliente deverá adotar na hora de realizar uma transação através do PIX deverão ser os mesmos que adota ao fazer qualquer transação financeira. Portanto, sempre confira os dados do recebedor da transação Pix
22- Os aplicativos móveis dos bancos devem ser instalados a partir das lojas oficiais da Apple (Apple Store) e do Google (Play Store)
23- Cuidado com os e-mails ou mensagens de WhatsApp sobre convites de pré-cadastro do Pix. Na dúvida, não passe nenhuma informação
24- Cuidado com ligações de “supostos funcionários” de bancos oferecendo o cadastramento do Pix ou mesmo oferecendo um serviço de atualização via conexão remota com o argumento de atualizar ou fazer um teste. Na dúvida, desligue e entre em contato com seu gerente
25- Não faça transferência ou realize transações para supostamente fazer um teste na sua chave Pix. Isso não existe!
O site da Febraban traz uma lista completa de informações antifraudes.
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