Estão abertas até 3 de agosto as inscrições para a Escola de Programação Web para Meninas e Mulheres, iniciativa gratuita do Grace, do ICMC-USP, em São Carlos. O curso online busca ampliar o acesso à tecnologia entre estudantes e iniciantes na área. Estudantes do 6º ao 9º ano, do Ensino Médio ou pessoas que finalizaram a escolaridade básica têm elegibilidade para se inscrever.
- Cursos voltados para mulheres cis, trans ou não binárias.
- Inscrições gratuitas pelo site.
- Curso com duração de cinco meses, ministrado por universitárias da USP.
Quais são os objetivos da iniciativa?
A iniciativa visa cobrir a lacuna na participação feminina na área de tecnologia. O programa incentiva mulheres a aprender sobre programação, facilitando sua inserção no mercado de trabalho em áreas com alta demanda.

Quem pode participar do curso?
Podem participar: 100 vagas para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e 30 para mulheres que já concluíram o Ensino Médio. É importante ter acesso à internet e a um computador ou notebook, além de uma conta de e-mail no Gmail.
Qual é o conteúdo programático?
O curso oferece conteúdos como lógica de programação, introdução ao Python, HTML, CSS, banco de dados e o uso do framework Streamlit. As aulas são gravadas, com monitorias semanais conduzidas por universitárias da USP.
Como realizar a inscrição?
As interessadas devem se inscrever gratuitamente pelo site, enviando um vídeo curto de motivação. A seleção favorece estudantes e ex-alunas provenientes de instituições públicas de ensino. A lista dos aprovados estará disponível em 12 de agosto, sendo necessário realizar a validação da inscrição até o dia 14 do mesmo mês.
Principais oportunidades com o curso
- Ampliar o acesso feminino ao mercado de tecnologia.
- Desenvolver habilidades em programação e ferramentas digitais.
- Possibilidade de ingressar em um mercado com diversas oportunidades e bons salários.
Leia também: Inscrições abertas para cursos gratuitos de programação!