BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Por que o trabalho do controlador de tráfego aéreo é um dos mais difíceis do mundo

Ryan CardosoPor Ryan Cardoso
03/12/2025

O trabalho de um controlador de tráfego aéreo (ATC) é uma das profissões de maior estresse no mundo, exigindo um equilíbrio constante entre a segurança de milhares de vidas e a eficiência de um sistema complexo. Uma crise de pessoal e a imensa pressão mental revelam uma rotina vivida constantemente no limite.

Uma profissão em crise por falta de pessoal

A crise de escassez de pessoal é um problema crônico na aviação dos EUA, nunca totalmente recuperada desde a demissão de mais de 11.000 controladores em 1981. Atualmente, existe um déficit de cerca de 3.000 profissionais em todo o país, sobrecarregando as equipes existentes.

Por que o trabalho do controlador de tráfego aéreo é um dos mais difíceis do mundo
Três homens que trabalham como controladores de tráfego aéreos estressados

No Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta, o mais movimentado do mundo, a situação é crítica: a torre opera com apenas 37 controladores, quando o ideal seriam 52. Essa falta de pessoal força os profissionais a uma rotina exaustiva para gerenciar os 2.100 pousos e decolagens diários.

Para aprofundar a crise de pessoal e os desafios operacionais dos controladores, selecionamos o conteúdo do canal Business Insider, que já conta com mais de 10 milhões de inscritos. No vídeo a seguir, o time de reportagem detalha visualmente o estresse e a rotina intensa dentro da torre de controle de Atlanta, mostrando por que essa é considerada uma das profissões mais difíceis e caras de se manter no mundo:

Como a sobrecarga de trabalho afeta a segurança aérea?

A sobrecarga de trabalho resultante da falta de pessoal leva os controladores a jornadas de 10 horas por dia, 6 dias por semana. Essa rotina gera um cansaço extremo e aumenta o risco de erros, com um único profissional sendo forçado a fazer o trabalho que deveria ser de dois.

Resolver o problema é um processo lento e caro. O treinamento de um único controlador pode levar até 5 anos e custar cerca de US$ 100.000, tornando a reposição de vagas um desafio logístico e financeiro. Os principais desafios da profissão são:

  • Jornadas de trabalho de até 60 horas semanais.
  • Alto nível de estresse e fadiga mental constante.
  • Sub-equipe, forçando um controlador a cobrir múltiplas funções.
  • Alto custo e longo tempo de treinamento para novos profissionais.

A complexidade mental exige foco sobre-humano

O foco intenso exigido pela profissão desafia os limites da mente humana. Um controlador precisa monitorar e se lembrar de até 30 aeronaves simultaneamente, enquanto estudos mostram que a memória de curto prazo de uma pessoa lida com apenas sete informações por vez.

O esgotamento mental é tão severo que a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) obriga os controladores a fazerem uma pausa após, no máximo, duas horas de trabalho contínuo. Eles precisam tomar decisões rápidas e dinâmicas, como redirecionar um avião que abortou o pouso devido ao mau tempo, sem nunca comprometer a segurança.

Quais ferramentas garantem a eficiência e a segurança?

Para gerenciar o caos, o trabalho é dividido em funções altamente específicas, um processo chamado setorização. Na torre, o Controlador Local autoriza pousos e decolagens, enquanto o Controlador de Solo gerencia todo o movimento das aeronaves nos pátios e pistas de táxi.

Os controladores usam um sistema de sequenciamento, hoje digital mas que historicamente usava tiras de papel (“Strips”), para organizar a ordem dos voos. Essa organização é crucial para manter a separação mínima entre as aeronaves e garantir que o aeroporto opere em sua capacidade máxima. As funções-chave na torre são:

  • Controlador Local: Responsável pela autorização de pousos e decolagens na pista.

Leia também: Investimentos acima de R$ 5 milhões impulsionam expansão

A tecnologia como aliada contra o imprevisto

A tecnologia avançada é uma aliada indispensável para a segurança. Radares como o Asdx e o sistema GPS permitem que os controladores monitorem a posição e o movimento das aeronaves com precisão, mesmo em condições de visibilidade zero, como neblina intensa.

Leia Mais

O que o uso diário de um travesseiro de penas realmente faz com seu corpo

O que o uso diário de um travesseiro de penas realmente faz com seu corpo

3 de dezembro de 2025
A frequência certa para cortar o cabelo e garantir fios mais saudáveis

A frequência certa para cortar o cabelo e garantir fios mais saudáveis

2 de dezembro de 2025

A comunicação também é padronizada para eliminar qualquer risco. O inglês é o idioma universal do controle de tráfego aéreo, e uma terminologia específica é usada para garantir que nenhuma palavra seja confundida, assegurando que as instruções sejam claras e inequívocas em qualquer lugar do mundo.

Gostou de conhecer os bastidores dessa profissão incrível? Compartilhe com quem adora o mundo da aviação!

Por que o trabalho do controlador de tráfego aéreo é um dos mais difíceis do mundo

Homem que trabalha como controlador de tráfego aéreo

Leia

Ibovespa fecha em alta e renova recorde histórico do índice

Nubank pedirá licença bancária em 2026 após novas regras do BC

NOTAS DE DINHEIRO, CALCULADORA, ECONOMIA, PIB
ECONOMIA

Às vésperas do PIB, economistas projetam perda de ritmo no trimestre

3 de dezembro de 2025

O PIB do terceiro trimestre de 2025 será divulgado nesta quinta-feira (4) e deve confirmar a perda de ritmo da...

Leia maisDetails
plataforma de petróleo da Petrobras
PETRÓLEO E ENERGIA

Petrobras dobra aposta em refino e promete nova fase de crescimento

2 de dezembro de 2025

A Petrobras reforçou nesta terça-feira (2) o papel estratégico que vem desempenhando no crescimento econômico do país. Durante cerimônia que...

Leia maisDetails
Ibovespa fecha em alta e renova recorde histórico do índice
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ibovespa fecha em alta e renova recorde histórico do índice

3 de dezembro de 2025
O reality show Rota FÁCIL será exibido na BM&C News e vai selecionar dez empresas  (Foto: Gabriel Cordeiro/Divulgação BEE4)
PROGRAMAS BM&C

BEE4 Summit destaca Regime FÁCIL e apresenta reality show para PMEs

3 de dezembro de 2025
Nubank
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Nubank pedirá licença bancária em 2026 após novas regras do BC

3 de dezembro de 2025
NOTAS DE DINHEIRO, CALCULADORA, ECONOMIA, PIB
ECONOMIA

Às vésperas do PIB, economistas projetam perda de ritmo no trimestre

3 de dezembro de 2025

Leia Mais

Ibovespa fecha em alta e renova recorde histórico do índice

Ibovespa fecha em alta e renova recorde histórico do índice

3 de dezembro de 2025

O Ibovespa encerrou a sessão desta quarta-feira (3) em alta de 0,41%, aos 161.755,18 pontos, renovando mais uma máxima histórica...

O reality show Rota FÁCIL será exibido na BM&C News e vai selecionar dez empresas  (Foto: Gabriel Cordeiro/Divulgação BEE4)

BEE4 Summit destaca Regime FÁCIL e apresenta reality show para PMEs

3 de dezembro de 2025

O mercado de capitais brasileiro se prepara para uma mudança estrutural com a chegada do Regime FÁCIL da CVM, previsto...

Nubank

Nubank pedirá licença bancária em 2026 após novas regras do BC

3 de dezembro de 2025

O Nubank anunciou que pretende solicitar uma licença bancária no Brasil a partir de 2026. A decisão ocorre após a...

NOTAS DE DINHEIRO, CALCULADORA, ECONOMIA, PIB

Às vésperas do PIB, economistas projetam perda de ritmo no trimestre

3 de dezembro de 2025

O PIB do terceiro trimestre de 2025 será divulgado nesta quinta-feira (4) e deve confirmar a perda de ritmo da...

Unipar dividendos

Notícias corporativas: Unipar anuncia dividendos que chegam a R$ 6,47 por ação

3 de dezembro de 2025

A Unipar (UNIP3, UNIP5, UNIP6) movimentou o noticiário corporativo desta terça-feira (2) ao aprovar a distribuição de R$ 700 milhões...

IPVA

IPVA 2026: o que muda e quem paga

3 de dezembro de 2025

A maior parte dos proprietários de veículos seguirá obrigada a pagar o IPVA em 2026. Apesar de regras estaduais de...

Aldo Rebelo comenta sobre Amazônia

‘Sem Amazônia, Brasil vira figurante’: BM&C Talks recebe Aldo Rebelo

3 de dezembro de 2025

Em entrevista ao BM&C Talks, o ex-ministro Aldo Rebelo fez um amplo diagnóstico sobre a Amazônia em 2025, misturando história,...

painel bmc debate sobre a meta fiscal

Painel BM&C debate o fiscal: “Ninguém acredita mais na meta”

3 de dezembro de 2025

A combinação entre a revisão da meta fiscal das estatais, o resgate bilionário dos Correios e a mudança no cálculo...

Gilmar Mendes, do STF

Gilmar Mendes limita pedido de impeachment de ministros do STF à PGR

3 de dezembro de 2025

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quarta-feira (3) uma liminar que restringe quem pode apresentar...

Planalto rejeita texto na Câmara que mantém escala 6x1. Foto: Leonidas Santana de Getty Images

Planalto rejeita texto na Câmara que mantém escala 6×1

3 de dezembro de 2025

Ministros do governo federal afirmaram nesta terça-feira (2) serem contrários ao parecer do deputado Luiz Gastão (PSD-CE) sobre a redução...

Veja mais

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.