BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

O que faz as estrelas piscarem e por que isso não acontece no espaço

Gabriel Leme Por Gabriel Leme
19/11/2025
Em Curiosidades

As estrelas piscam devido à turbulência na atmosfera da Terra, que desvia a luz em seu caminho até nossos olhos. No espaço, onde não há atmosfera para distorcer a luz, as estrelas brilham com uma luz fixa e constante.

A turbulência da atmosfera é a grande culpada

O fenômeno do piscar, tecnicamente conhecido como cintilação astronômica, é causado por bolsões de ar em diferentes temperaturas e densidades na atmosfera terrestre. A luz de uma estrela, ao atravessar essas camadas instáveis, é refratada ou “dobrada” várias vezes antes de chegar ao observador, veja abaixo o vídeo do canal Ciência Todo Dia:

Essa refração constante faz com que a imagem da estrela pareça mudar de brilho e posição rapidamente, criando o efeito de piscar. É o mesmo princípio que faz com que o ar quente subindo de uma estrada no verão pareça distorcer a imagem ao fundo.

Como a luz da estrela viaja até nossos olhos?

A luz de uma estrela viaja por trilhões de quilômetros em uma linha perfeitamente reta através do vácuo do espaço. No entanto, os últimos 100 quilômetros de sua jornada, ao entrar na atmosfera da Terra, são os mais turbulentos e decisivos para a forma como a vemos.

Como as estrelas estão imensamente distantes, elas aparecem para nós como fontes de luz pontuais, ou seja, um único ponto de luz. Essa característica torna seu feixe de luz extremamente suscetível a ser completamente desviado pelas perturbações atmosféricas, causando o piscar.

Por que os planetas não parecem piscar como as estrelas?

Os planetas do nosso sistema solar, como Vênus e Júpiter, não piscam porque estão muito mais próximos da Terra. Embora também sejam afetados pela atmosfera, sua proximidade faz com que eles apareçam para nós não como um ponto, mas como pequenos discos de luz.

A luz que vem de um disco é, na verdade, um conjunto de muitos raios de luz. Mesmo que alguns desses raios sejam desviados pela turbulência, outros chegam aos nossos olhos sem alteração, e nosso cérebro calcula a média, percebendo um brilho estável e contínuo.

Leia também: O motivo surpreendente que levou ao fechamento da Torre Eiffel por uma semana – BMC NEWS

Leia Mais

5 curiosidades sobre luz das estrelas que vão mudar sua visão do universo

5 curiosidades sobre luz das estrelas que vão mudar sua visão do universo

16 de junho de 2025
A maior crise aérea do ano fecha espaço aéreo e afeta milhares de voos

A maior crise aérea do ano fecha espaço aéreo e afeta milhares de voos

14 de junho de 2025

No espaço a visão é completamente diferente

Céu escuro estrelado e casa nas montanhas dos Cárpatos à noite no inverno – Créditos: depositphotos.com / HayDmitriy

Fora da atmosfera terrestre, a visão das estrelas é espetacularmente clara e estável. Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional ou imagens capturadas por telescópios espaciais como o Hubble mostram as estrelas como pontos de luz firmes e brilhantes.

É exatamente por isso que os maiores observatórios astronômicos são construídos em locais de grande altitude e com ar seco, como o deserto do Atacama no Chile. O objetivo é minimizar a quantidade de atmosfera que a luz precisa atravessar, garantindo imagens mais nítidas e sem o famoso efeito de piscar.

Gostou de desvendar esse mistério do céu noturno? Compartilhe com quem adora olhar para as estrelas!

Motoristas entre 50 e 69 anos de idade precisam saber disso sobre a CNH em 2026

Nova regulação da CVM cria mercado de capitais sob medida para PMEs

Essa cidade do interior de Minas nasceu sobre um vulcão extinto e hoje é uma das melhores do Brasil para viver com qualidade de vida muito superior às capitais

Em 69 dias e no meio da floresta, esses 2 homens construíram uma linda e confortavel casa na arvore com uma piscina funcional

Com sua arquitetura eclética de 1894 e localizado no Flamengo, o Castelinho virou um marco histórico e um dos centros culturais mais belos do Rio

Casa em L moderna 68 metros quadrados com 1 dormitório e área gourmet lateral perfeita para lazer

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.