O símbolo da hashtag, na verdade chamado de cerquilha, tem uma origem muito mais antiga que a internet, remontando a uma abreviação romana para medida de peso. Sua transformação em um ícone digital foi impulsionada por uma simples sugestão para organizar conversas online.
De unidade de peso romana a tecla de telefone
A história da cerquilha começa na Roma Antiga, com a expressão “libra pondo”, que significava “libra por peso”. Com o tempo, essa expressão foi abreviada para “lb”, e os escribas medievais, para escrever mais rápido, começaram a ligar as duas letras com um traço horizontal, criando um símbolo que foi o precursor do # que conhecemos hoje.
Séculos depois, em 1968, os engenheiros da Bell Labs, nos Estados Unidos, precisavam adicionar dois símbolos especiais ao teclado do telefone para funções de programação. Eles escolheram o asterisco (*) e a cerquilha (#), que na época foi batizada de “octothorpe”, um nome que mistura “octo” (oito, pelas suas pontas) e o sobrenome do atleta olímpico Jim Thorpe, admirado por um dos engenheiros.
Como a cerquilha virou a hashtag do Twitter?
A transformação da cerquilha em hashtag aconteceu em 2007, graças a uma única sugestão. O designer de produtos e antigo funcionário do Google, Chris Messina, estava buscando uma forma de agrupar conversas e tópicos no Twitter, que na época era uma plataforma caótica e sem organização.
Inspirado nos canais do IRC (um antigo protocolo de chat), ele publicou o primeiro tuíte propondo o uso do símbolo: “how do you feel about using # (pound) for groups. As in #barcamp [msg]?”. A ideia demorou a pegar, mas os usuários adotaram o sistema organicamente, especialmente para agrupar tuítes sobre os incêndios florestais em San Diego no final daquele ano.
No vídeo abaixo podemos ver as melhores hashtags para usar nos Reels do Instagram:
Por que chamamos de ‘jogo da velha’ no Brasil?
O nome “jogo da velha”, popular no Brasil, não tem relação com a tecnologia, mas sim com uma associação visual direta. O formato do símbolo # é idêntico ao tabuleiro do jogo de mesmo nome (conhecido como tic-tac-toe em inglês), que consiste em duas linhas verticais cruzadas por duas linhas horizontais.
Essa nomenclatura é uma particularidade cultural brasileira. Em Portugal, por exemplo, o símbolo é frequentemente chamado de “cardinal”, enquanto nos Estados Unidos os nomes mais comuns são “pound sign” (sinal de libra, devido à sua origem) ou “number sign” (sinal de número).
Outras curiosidades e usos do símbolo #

Além de organizar posts em redes sociais e representar o jogo da velha, o símbolo # tem diversas outras funções em diferentes contextos, mostrando sua incrível versatilidade. Ele é uma ferramenta multifuncional que se adaptou ao longo dos séculos para diversas necessidades de comunicação. Alguns de seus outros usos incluem:
- Em programação, é usado para iniciar comentários em linguagens como Python e Perl;
- Na notação musical, indica um sustenido, elevando uma nota em um semitom;
- Em alguns países, é usado formalmente para indicar um número ordinal (ex: #1 para “número um”);
- Em provas e textos, é um sinal de revisão que indica a necessidade de inserir um espaço.
Leia também: O que o excesso de proteína realmente faz com a saúde do seu corpo – BMC NEWS








