A fruta com a maior concentração de vitamina C no mundo é o Camu-camu, uma pequena fruta da Amazônia. Ela pode conter até 60 vezes mais vitamina C do que uma laranja.
A campeã mundial de vitamina C vem da Amazônia
O Camu-camu (Myrciaria dubia) é uma pequena fruta vermelha e roxa, nativa da floresta amazônica, especialmente em áreas inundadas do Brasil, Peru e Colômbia. Seu sabor é extremamente ácido, motivo pelo qual raramente é consumida in natura, sendo mais comum em forma de suco, polpa ou pó, Confira o vídeo abaixo do Dr.Alain Dutra comentando sobre os benefícios da camu-camu:
Enquanto uma laranja média oferece cerca de 50 miligramas de vitamina C, a mesma quantidade de Camu-camu pode fornecer incríveis 2.000 a 3.000 miligramas. Essa concentração impressionante o coloca no topo do pódio como a fonte natural mais potente deste nutriente essencial no planeta.
A acerola é outra superpotência neste quesito?
Sim, a acerola é outra campeã de vitamina C, sendo muito mais conhecida e acessível que o Camu-camu no Brasil. Ela também supera a laranja com folga, oferecendo uma quantidade que pode variar de 1.000 a 1.500 miligramas de vitamina C a cada 100 gramas de fruta, dependendo do seu nível de maturação.
Além da vitamina C, a acerola é rica em outros antioxidantes que potencializam seus efeitos no organismo. Os principais benefícios de seu consumo regular incluem:
- Fortalecimento massivo do sistema imunológico;
- Estímulo à produção de colágeno, melhorando a pele;
- Ação antioxidante que combate os radicais livres;
- Auxílio na absorção de ferro de fontes vegetais.
Outras frutas que também deixam a laranja para trás

Embora o Camu-camu e a acerola estejam em outro patamar, várias outras frutas facilmente encontradas em feiras e mercados também são mais ricas em vitamina C do que a laranja. A goiaba vermelha, por exemplo, é uma excelente fonte, oferecendo cerca de quatro vezes mais vitamina C que a laranja.
O kiwi e o morango são outros exemplos notáveis que entram nessa lista. Incluir uma variedade dessas frutas na dieta é a melhor estratégia para garantir não apenas a vitamina C, mas um coquetel completo de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo.
Por que a vitamina C é tão importante para o corpo?
A importância da vitamina C vai muito além de prevenir resfriados. Como destaca o instituto de saúde americano National Institutes of Health (NIH), este nutriente é um antioxidante vital que protege as células contra os danos dos radicais livres, moléculas associadas ao envelhecimento e a doenças crônicas.
Ela também é fundamental para a produção de colágeno, uma proteína essencial para a saúde da pele, cicatrização de feridas e manutenção de cartilagens, ossos e dentes. Sem uma dose adequada de vitamina C, esses processos vitais ficam comprometidos.
Leia também: Como ler um livro toda semana sem precisar de mais tempo livre – BMC NEWS
Gostou de conhecer essas superfrutas? Bora diversificar a alimentação e compartilhe essa informação valiosa com quem adora cuidar da saúde!








