As luzes do modem de internet piscando no seu rack são, na verdade, um painel de diagnóstico que informa o status exato da sua conexão. Entender o que cada símbolo e cor significa é o primeiro passo para resolver problemas de conexão antes mesmo de precisar ligar para o suporte técnico.
A luz de energia (power) é o primeiro ponto de checagem
A luz de energia é o indicador mais básico e fundamental do seu modem. Ela simplesmente informa se o aparelho está recebendo energia elétrica corretamente. Em geral, uma luz verde ou azul sólida significa que o modem está ligado e funcionando como deveria.
Se a luz estiver apagada, verifique se o cabo de força está bem conectado tanto no aparelho quanto na tomada. Uma luz vermelha ou laranja pode indicar uma falha de hardware, ou superaquecimento, enquanto uma luz piscando geralmente significa que o aparelho está no processo de inicialização.
Leia também: O hábito de carregar o celular até 100% pode estar diminuindo sua vida útil – BMC NEWS
O que as luzes de envio e recebimento (DS/US) estão comunicando?
As luzes de envio (Upstream/US) e recebimento (Downstream/DS) indicam a comunicação do seu modem com a rede da sua provedora. Elas devem piscar durante o uso normal, pois isso significa que os dados estão sendo transferidos (baixados e enviados) ativamente.
Quando você liga o modem, essas luzes piscarão rapidamente enquanto procuram um canal de comunicação. Após alguns instantes, elas geralmente ficam acesas de forma sólida, indicando que a conexão com a central foi estabelecida com sucesso. Se elas nunca pararem de piscar lentamente, pode haver um problema de sinal. A comunicação ideal é:
- Piscando: Transferência de dados em andamento (uso normal da internet);
- Sólida: Conexão com a rede da provedora estabelecida e estável;
- Apagada: Nenhuma conexão com a rede da provedora;
- Piscando lentamente: Tentando estabelecer uma conexão (pode indicar um problema).
A luz online ou de internet é o indicador mais importante

A luz “Online” ou “Internet” (geralmente com um ícone de globo) é a que realmente confirma se você tem acesso à internet. Depois que as luzes DS/US se estabilizam, esta deve acender de forma sólida. Uma luz sólida (geralmente verde ou azul) significa que tudo está funcionando e sua rede está online.
Se essa luz estiver apagada ou piscando, mesmo com as outras acesas, o problema está na comunicação final com a internet. Este é o principal indicador a ser observado quando a conexão cai: se ela não estiver sólida, você não conseguirá navegar, e reiniciar o modem é o primeiro passo para tentar corrigir.
E a luz do wi-fi? O que seu piscar significa?
A luz do Wi-Fi, presente em modems que também são roteadores, indica o status da sua rede sem fio. Uma luz sólida significa que a rede Wi-Fi está ativa e transmitindo seu sinal, pronta para que seus dispositivos se conectem. Se ela estiver apagada, a função Wi-Fi pode estar desativada, veja o vídeo abaixo do canal Unifiqueoficial:
Quando a luz do Wi-Fi pisca, é um bom sinal: significa que há dispositivos conectados à rede e que dados estão sendo transferidos ativamente. Portanto, o piscar dessa luz é perfeitamente normal e indica que alguém (ou algum aparelho) está usando a sua internet. O status da rede Wi-Fi é:
- Sólida: Rede Wi-Fi ligada e transmitindo, mas sem tráfego de dados no momento;
- Piscando: Dispositivos estão conectados e usando a internet;
- Apagada: A função Wi-Fi está desligada no aparelho;
- Laranja/Vermelha: Pode indicar um problema de configuração ou falha na rede sem fio.
Gostou de decifrar o painel do seu modem? Compartilhe essa dica útil com quem vive reiniciando o roteador sem saber o porquê!








