Ter morangos frescos e suculentos colhidos diretamente do pé é um dos grandes prazeres do cultivo caseiro. Seja em um vaso na varanda ou em um canteiro no quintal, o morangueiro é uma planta relativamente fácil de cuidar, desde que suas necessidades básicas de sol, água e proteção sejam atendidas.
A escolha da variedade certa e de mudas saudáveis faz a diferença
O primeiro passo para uma colheita de morangos de sucesso é escolher mudas de qualidade e de uma variedade adaptada ao clima da sua região. Comprar mudas saudáveis de um viveiro de confiança é muito mais fácil e rápido do que tentar começar a partir de sementes, que podem levar muito tempo para germinar, veja o vídeo abaixo do canal @Jardimdamanuh:
No Brasil, variedades como a Camarosa ou a Oso Grande são populares por sua boa adaptação e frutos grandes e saborosos. Certifique-se de que as mudas tenham folhas verdes e viçosas, sem sinais de pragas ou doenças, para garantir um bom começo para o seu cultivo.
O segredo para morangos doces é muito sol e solo bem drenado
O sabor dos morangos está diretamente ligado à quantidade de sol que a planta recebe. Para produzir frutos doces e bem desenvolvidos, os morangueiros precisam de, no mínimo, 6 a 8 horas de luz solar direta por dia. O sol é a energia que a planta usa para produzir os açúcares que dão o sabor característico da fruta.
Além do sol, o solo precisa ser leve, rico em matéria orgânica e, o mais importante, ter uma excelente drenagem. Morangueiros não toleram raízes encharcadas, que podem apodrecer rapidamente. Os requisitos essenciais são:
- Sol pleno: Pelo menos 6 horas de luz solar direta diariamente;
- Solo fértil: Rico em composto orgânico ou húmus de minhoca;
- Boa drenagem: Garanta que os vasos tenham furos e que o solo não fique compactado;
- pH levemente ácido: A maioria dos substratos para hortas já atende a essa necessidade.
Como a rega e a proteção dos frutos garantem a colheita?
A rega dos morangueiros deve ser consistente para manter o solo sempre úmido, mas sem encharcar. A falta de água pode resultar em frutos pequenos e secos. O ideal é regar na base da planta, evitando molhar as folhas e os frutos para não criar um ambiente propício para fungos.
Uma técnica crucial para proteger os frutos é usar uma cobertura sobre o solo, como palha seca ou serragem (a palavra inglesa para morango, strawberry, significa “baga da palha”). Isso impede que os morangos fiquem em contato direto com a terra úmida, o que evita o apodrecimento e os mantém limpos. Para cuidar bem dos frutos:
- Mantenha o solo uniformemente úmido, regando sempre que a superfície secar;
- Cubra a terra ao redor das plantas com palha ou outro material seco (mulching);
- Proteja os frutos de lesmas, caracóis e pássaros, que também os adoram;
- Colha os morangos quando estiverem completamente vermelhos, de preferência pela manhã.
Leia também: O guia para cultivar pimentas em casa da mais fraca à mais ardida – BMC NEWS
A poda dos ‘estolões’ concentra a energia na produção de frutos

Os morangueiros se reproduzem através de “estolões” (também chamados de estolhos ou corredores), que são longos caules que a planta emite e que dão origem a novas mudas. Embora essa seja uma forma de a planta se espalhar, a produção desses estolões gasta muita energia.
Para ter frutos maiores e mais saborosos, é recomendado podar a maioria desses estolões, especialmente no primeiro ano de vida da planta. Isso direciona toda a energia do morangueiro para a produção de flores e, consequentemente, de morangos. A poda é uma tarefa simples:
- Identifique os caules longos e finos que saem da planta principal;
- Use uma tesoura de poda limpa para cortá-los o mais perto possível da base;
- Se quiser expandir seu canteiro, você pode deixar alguns estolões criarem raízes e, depois, separá-los da planta-mãe;
- Essa prática garante que a energia da planta seja focada em dar frutos.
Gostou das dicas para ter sua própria safra de morangos? Compartilhe com quem vai adorar colher essa delícia direto do pé!









