BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Volkswagen paralisa turno no ABC e prorroga férias em Taubaté por falta de peças

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em BM&C NOW
Getty Images

Segundo matéria publicada no jornal Folha de S.Paulo, a Volkswagen iniciou, nesta segunda-feira (19), uma paralisação de 20 dias no turno matutino da produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Cerca de 1.500 trabalhadores iniciaram férias coletivas. Segundo a montadora, por informe ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a parada foi necessária para ajustar o estoque de peças ao ritmo de produção.

LEIA MAIS:

  • CVM: Homens são maioria entre vítimas de golpes financeiros
  • Vendas do comércio crescem 10,1% no 1º semestre, diz Serasa

Na unidade de São Bernardo são produzidos 3  modelos da companhia: Virtus, Saveiro, Nivus e Polo.

A escassez de componentes eletrônicos, especialmente os chips semicondutores, levou diversas fábricas a paralisar atividades em todo o mundo.

Em Taubaté, no interior de São Paulo, onde a Volkswagen produz os modelos Gol e Voyage, a montadora decidiu prorrogar o período de férias coletivas. Prevista, inicialmente, até sexta (16), a paralisação continuará por mais dez dias para parte dos funcionários.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, cerca de 2.000 trabalhadores ficarão 20 dias em férias. Os dez dias adicionais chegarão a cerca de 800 operários.

No início de junho, a produção em Taubaté já tinha sido interrompida por cerca de dez dias. Na época, a Volkswagen também suspendeu o trabalho na fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde são produzidas as linhas Fox e T-Cross.

Devido à falta de peças e as sucessivas paradas nas montadoras, a Anfavea (associação das montadoras) revisou para baixo as previsões de produção e vendas para o mercado nacional em 2021.

3,6 milhões de veículos deixaram de ser produzidos

A associação prevê que 2,46 milhões de veículos leves e pesados serão fabricados neste ano, uma alta de 22% sobre 2020. Há seis meses, a associação calculava que haveria um crescimento de 25%, com 2,52 milhões de unidades.

Segundo um estudo feito pela consultoria BCG e apresentado pela Anfavea, 3,6 milhões de veículos deixaram de ser produzidos no mundo no primeiro semestre. No Brasil, a entidade calcula que a escassez de componentes já tenha impedido a produção de 100 mil a 120 mil veículos neste ano.

Entre março e abril, General Motors, Volkswagen, Mercedes, Scania, Nissan, Renault, VW Caminhões e Ônibus e Toyota adotaram paralisações nas linhas de montagem por falta de peças.

Leia Mais

Visão do motorista segurando o volante esportivo com paddle shifts e painel digital

O sedã da Volkswagen com “coração” de Porsche: com 231 cv que entregam performance de pista, agilidade de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e robustez mecânica de elite

17 de fevereiro de 2026
Por que a Volkswagen descarta produzir no Brasil os híbridos que viraram febres? Entenda

Por que a Volkswagen descarta produzir no Brasil os híbridos que viraram febres? Entenda

12 de outubro de 2025

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002

Rodovia no Canadá ganha fama por suas montanhas, pois seus 318 km de extensão cortam as Rochosas com lagos azul-turquesa de tirar o fôlego

A cidade flutuante movida a energia nuclear que abriga 4.500 tripulantes e lança caças com força eletromagnética

Com suas colunas dóricas de 440 a.C. situadas em um penhasco de 60 metros, o templo de Poseidon tornou-se o maior marco do horizonte marinho grego

Fósseis de mamutes guardados em museu por 70 anos são reavaliados e cientistas descobrem que são de baleias

Diga adeus ao teto de gesso: este novo tipo de revestimento promete substituí-lo com menos sujeira

Construídas com fardos de palha no lugar de tijolos e cimento, estas casas garantem um alto isolamento térmico com aprovação de engenheiros internacionais

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.