BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Tesouro reduz emissões por volatilidade, mas colchão de liquidez segue confortável, diz Renascença

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
10/01/2022
Em BM&C NOW
Juros longos de mais de 10% estão refletindo risco do Brasil, diz Funchal

O Tesouro Nacional tem reduzido nas últimas semanas os volumes de títulos públicos emitidos via leilões ordinários, numa resposta ao aumento da volatilidade nas taxas de juros, e se necessário pode manter suas próximas vendas abaixo da média, uma vez que finalizou o primeiro semestre com colchão de liquidez reforçado, avaliou Sérgio Goldenstein, chefe da área de estratégia da Renascença.

Em agosto até dia 19, a média semanal de emissões pelo Tesouro foi de 16,9 bilhões de reais, abaixo do volume de 26,2 bilhões de reais de julho e de 32,5 bilhões de reais em maio. A média semanal do ano está em 33,9 bilhões reais.

Com emissões líquidas, a desvinculação de 140 bilhões de recursos de fundos públicos e a devolução de 38 bilhões de reais do BNDES em março, o colchão de liquidez do Tesouro saltou para 1,167 trilhão de reais em junho (dado mais recente), de 881 bilhões de reais no fim de 2020.

Veja mais:

  • Dólar supera R$5,45 com temores globais sobre redução de estímulo
  • Guedes afirma que será um erro se reforma do IR não for aprovada

Goldenstein pontuou que, nesse contexto, surge dúvida sobre que volume médio de emissão o Tesouro deveria manter para assegurar um volume confortável de caixa para 2022 –ano de uma série de eventos de risco, como o início da retirada dos estímulos monetários nos EUA e, principalmente, incertezas políticas e fiscais com as eleições presidenciais no Brasil.

Segundo o estrategista, vencem até o fim de 2021 517 bilhões de reais em títulos públicos, número que sobe a 1,119 trilhão de reais em 2022.

Tomando como premissas uma meta de 1 trilhão de reais em colchão (suficiente para cobrir integralmente os vencimentos dos nove primeiros meses de 2022) e variação futura dessa reserva dependente apenas de emissões/resgates e do déficit primário do governo central, Goldenstein calculou que o volume médio semanal necessário de emissões seria de 24,2 bilhões de reais –um total de 410,9 bilhões de reais em 17 semanas até o fim de 2021.

Portanto, o número ficaria abaixo da média das emissões até agora, de 33,9 bilhões de reais por semana.

Leia Mais

mercado

Agenda do dia no mercado concentra dados de serviços no Brasil e inflação nos EUA

13 de janeiro de 2026

Corte de juros no radar: mercado vê 0,25 ponto como movimento mais seguro

12 de janeiro de 2026

Num cenário em que o Tesouro pretendesse manter o colchão de liquidez na máxima histórica de junho, o montante de emissão subiria para 34,0 bilhões de reais por semana.

“A maior demanda por LFT pode favorecer a intenção do Tesouro em manter o colchão de liquidez em patamar confortável”, disse Goldenstein em relatório.

Segundo ele, o ciclo de aumento da Selic e a dinâmica negativa recente do mercado de juros afetam as condições de demanda e têm levado a uma redução na participação de prefixados e alta relativa na fatia de NTN-B e, sobretudo, LFT.

“A maior oferta de títulos pós-fixados evita uma pressão tomadora ainda mais forte do Tesouro no mercado de juros, num momento de maior volatilidade devido ao aumento das preocupações com a trajetória da inflação e com o quadro político-fiscal”, disse Goldenstein.

“Em resumo, pode-se dizer que o Tesouro aproveitou bem a janela positiva a partir de novembro de 2020 para efetuar emissões líquidas de títulos”, finalizou.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Veja tudo que foi apreendido pela PF em nova fase da Operação Compliance Zero

Livro Bege do Fed aponta crescimento moderado da economia e pressão persistente de preços

Eles construíram uma casa simples e barata com 1 quarto, 1 banheiro e sala integrada com a cozinha, seguindo apenas esses passos

Com 16 andares abaixo do solo, este hotel de luxo na China transformou uma pedreira em uma maravilha da engenharia

Em meio ao clima de neve, eles construíram uma casa de madeira barata em apenas 10 dias com 2 quartos e 1 banheiro

Independência dos bancos centrais no centro do debate econômico global

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.