BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

CVM propõe redefinir critério de investidor qualificado

Eduardo Saraiva Por Eduardo Saraiva
10/01/2022
Em BM&C NOW
Getty Images

Devido ao aumento do número de contas ativas de pessoas físicas na bolsa de valores, a Comissão de Valores Mobiliário (CVM) divulgou nesta segunda-feira (19) um estudo que propõe flexibilizações regulatórias e uma mudança na categoria de investidor qualificado. A publicação foi elaborada pela Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos (ASA).

A proposta da CVM e da ASA é alterar o patrimônio mínimo exigido de R$ 1 milhão para 600 salários mínimos, ou R$ 660 mil. Além disso, foi sugerido adicionar um critério de aferição, na utilização do fluxo de rendimento do investidor, baseada na sua renda mensal e medida em bases anuais.

“Nosso estudo foi elaborado em um momento chave da economia brasileira, com taxas de juros nas mínimas históricas e com a pandemia da Covid-19 impactando fortemente a vida dos brasileiros”, disse o chefe da ASA/CVM, Bruno Luna.

Veja mais:

  • CVM: Homens são maioria entre vítimas de golpes financeiros
  • Ibovespa opera em queda com receio da variante delta

Leia Mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA, COMO VERIFICAR RGISTRO NA CVM

Como verificar se uma empresa tem autorização da CVM antes de investir

4 de fevereiro de 2026
ALAVANCAGEM NOS FIIS

Alavancagem nos FIIs e o debate sobre risco, regulação e governança

27 de janeiro de 2026

“O nosso mercado de capitais é um dos maiores do mundo, mas ainda apresenta concentrações de investimentos. Então, além de nos ajudar a conhecer melhor o perfil dos investidores no país e investigar os requisitos para investimentos nesse ambiente, o estudo ainda nos possibilitou boas reflexões para ações futuras, que poderão promover maior desenvolvimento do mercado”, disse.

No estudo, a comissão destacou que em dezembro de 2017, a quantidade de contas ativas PF na bolsa era de 620 mil. Em dezembro de 2020, esse número disparou para 3,2 milhões, o que corresponde a um aumento de 416% em três anos.

O estudo também destacou o aumento da variedade de produtos financeiros. Em dezembro de 2020, 13% das contas do varejo tradicional investem em fundos e 15% estão em renda fixa. Entretanto, apenas 2% estão na renda variável, enquanto 11% do varejo de alta renda estão nessa categoria.

“Realizamos comparações internacionais com os principais normativos da Austrália, Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia, pois possuem mercados de capitais mais desenvolvidos e com maior população de investidores. E observamos que esses países também têm preocupação em tornar seus mercados mais acessíveis para os pequenos investidores”, disse Karl Petterson, analisa da ASA/CVM e quem elaborou o estudo.

“A CVM já vem atuando com esse foco, mas, com o estudo, observamos que ainda existem espaços nos mercados de securitização e private equity, em especial. A própria definição de investidor qualificado no Brasil é mais restritiva do que em outros países, sendo outro item importante de ser aprimorado”, explicou.

Para flexibilizar o acesso e aumentar a oferta de produtos, a CVM propõe o acesso ao mercado de private equity e diminuir restrições regulatórias para os investidores do varejo.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002

Hotel ônibus? Empresa lança cabines de sono móveis que levam você dormindo de Los Angeles a São Francisco com conforto de quarto

O gigante elétrico: Londres coloca nas ruas frota de ônibus de dois andares 100% elétricos que carregam em minutos e não poluem o ar

Segurança máxima: ônibus brasileiros consolidam sistema de câmeras que substitui retrovisores e elimina pontos cegos

Com capacidade para 80 mil torcedores e fachada dourada, o Lusail Stadium virou a maior arena do Catar e palco da final da Copa do Mundo de 2022

Um artesão que já produziu mais de 1.000 espadas, mostrou com detalhes como eram produzidas as katanas dos samurais

Com formato circular de concreto e 3 mil metros quadrados, o memorial Beijódromo de 2010 tornou-se o centro cultural e intelectual da UnB em Brasília

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.