BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Governo Lula afunda e PT vira ‘gato molhado’ na tempestade fiscal, diz economista

Renata Nunes Por Renata Nunes
28/02/2025
Em Análises, POLÍTICA

A recente queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode levar a um aumento de medidas populistas e de maior risco fiscal, segundo análise do economista VanDyck Silveira em entrevista à BM&C News. O especialista destacou que a deterioração da aprovação do governo, inclusive em redutos eleitorais tradicionalmente favoráveis a Lula, está diretamente relacionada ao impacto da inflação e da falta de controle fiscal.

Inflação: o “ácido” que corrói a popularidade de Lula

Silveira enfatizou que a inflação é o principal fator que pode prejudicar a imagem de um governante. “O veneno que derrete a aprovação de um presidente é a inflação“, afirmou. Segundo o economista, a incapacidade do governo em conter os gastos e adotar uma postura mais austera nas contas públicas pode acelerar ainda mais a alta de preços e prejudicar a economia.

Silveira projetou que a inflação deste ano pode ultrapassar os 7%, enquanto em 2026 pode atingir a casa dos dois dígitos, superando 10%. “Se o presidente insistir em dobrar a aposta populista e continuar gastando de forma descontrolada, a inflação vai explodir“, alertou.

Leia Mais

DONALD TRUMP

Guerra no Irã desgasta Trump, e EUA consideram encerrar conflito mais cedo

31 de março de 2026
Ibovespa a 150 mil pontos? Veja os vetores que podem explicar essa alta

Ibovespa se aproxima dos 186 mil pontos com terceira valorização seguida

25 de março de 2026

O impacto da gestão de Lula e a ausência de quadros qualificados

Na visão do economista, um dos problemas centrais do governo é a forma como Lula conduz a administração. “O problema é o Lula“, criticou. Segundo ele, o presidente não tem um discurso estruturado, improvisa em suas falas e comete gafes que geram insegurança no mercado. Além disso, Silveira destacou que o petista “se cercou de incompetentes” e não construiu um governo de coalizão, afastando setores importantes do Congresso Nacional.

Ele também ressaltou a falta de representatividade e quadros técnicos no governo. “Se você se cerca de pessoas sem conhecimento técnico e apenas de aliados políticos, a governabilidade fica comprometida“, avaliou.

Necessidade de ajuste na política econômica

Para VanDyck Silveira, a solução para evitar uma crise econômica mais severa passa por uma mudança de diretriz na política fiscal. “Ou o presidente acorda para a questão fiscal ou ele vai aprofundar a crise“, alertou. Ele defendeu um ajuste nas contas do governo e criticou o aumento de ministérios e a falta de uma política econômica estruturada para conter a inflação e garantir previsibilidade ao mercado.

O economista também analisou a taxa de juros, afirmando que, com a atual conjuntura, a Selic deveria estar entre 16,5% e 17% para conter o avanço da inflação. No entanto, ele ponderou que o Banco Central dificilmente elevará os juros para esses patamares, o que pode resultar em um cenário de pressão inflacionária ainda maior nos próximos anos.

O que esperar

A queda na popularidade de Lula, associada à inflação e a um descontrole fiscal, pode aumentar o risco de medidas populistas que comprometam ainda mais o equilíbrio econômico do país. Para Silveira, sem uma mudança de postura e um ajuste fiscal efetivo, o governo enfrentará desafios crescentes, com uma economia cada vez mais fragilizada e um ambiente político instável.

Assista na íntegra:

Com 211 metros de comprimento e recorde de 40 anos como o maior do mundo, o SS Great Eastern desafiou a física vitoriana e uniu continentes com o primeiro cabo submarino

Com sua capela situada no topo de um rochedo de 154 metros, o santuário de 1558 tornou-se o maior ícone religioso e cartão-postal de Vila Velha

O navio de guerra furtivo de US$ 4 bilhões que engana radares parecendo um barco de pesca: com formato de pirâmide invertida, o Destróier gera energia suficiente para iluminar uma cidade

Capaz de rodar 170 km sem gastar uma gota de combustível, o SUV híbrido da GWM se tornou o modelo mais tecnológico fabricado no país com 393 cavalos de força

Com pé-direito de 6,7 metros e design de Jean Nouvel, a cobertura de US$ 63 milhões em Nova York virou o maior troféu imobiliário de Manhattan

O primeiro trem de luxo da América do Sul escala os Andes a mais de 4300 metros de altitude oferecendo oxigênio extra nas cabines em uma jornada de 2 dias pelos céus

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.