BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Faria Lima à espera de um ‘milagre’: governo fará cortes em ano eleitoral?

Maurílio Goeldner Por Maurílio Goeldner
01/11/2024
Em Análises

A Faria Lima, epicentro do mercado financeiro brasileiro, observa com cautela os movimentos do governo em relação ao aguardado pacote de corte de gastos. Para o economista VanDyck Silveira, comentarista da BM&C News, a expectativa por um “milagre” de curto prazo ignora a necessidade de reformas estruturais que sustentem o equilíbrio fiscal no longo prazo. Segundo Silveira, o mercado espera por uma sinalização concreta, mas os ajustes propostos podem não ser suficientes sem que o governo enfrente problemas mais profundos.

“A situação estrutural é preocupante. Sem desvincular gastos obrigatórios, como os da Previdência e áreas como educação e saúde, a economia brasileira continuará carregando uma dívida interna crescente e um orçamento inflexível,” afirma Silveira. Ele observa que o pacote proposto, embora possa gerar algum otimismo momentâneo, não deve impactar o cenário de maneira sustentável.

Leia Mais

Carteira de trabalho, salário mínimo

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

10 de dezembro de 2025
CUSTO BRASIL NO RADAR DE BRASÍLIA

CNI alerta que regras da Reforma Tributária definirão o Custo Brasil e os preços

30 de novembro de 2025

Outro ponto levantado é o anúncio do governo de que os cortes deverão seguir em 2025 e 2026, este último um ano eleitoral, o que desperta dúvidas nos especialistas. Silveira aponta também a necessidade de um pente-fino rigoroso nas concessões de benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Vale Gás, assegurando que os recursos estejam chegando a quem realmente precisa. Sem isso, Silveira estima que o déficit orçamentário pode ultrapassar os R$ 200 bilhões, enquanto o governo se esforça para atingir uma meta de superávit primário de 2,5% do PIB ao longo dos próximos anos. Esse valor, segundo ele, é fundamental para criar um colchão fiscal que resguarde o país em caso de uma recessão global, o que ele considera “inevitável” nos próximos dois anos.

“A relação dívida/PIB do Brasil pode chegar a 92%, e, sem reservas fiscais, enfrentaremos um cenário de fragilidade extrema”, alerta Silveira. O economista reforça que a falta de um pacote que toque em questões estruturais será uma “solução paliativa” e compara a situação a “dar Tylenol para um paciente terminal”. Para ele, a ausência de ajustes robustos deixará o país pendurado de “cabeça para baixo”, sem munição para reanimar a economia caso ocorra uma recessão.

Com seus impressionantes 12 hectares de área, a estrutura detém o recorde do Guinness de maior lagoa cristalina do mundo

Jovem casal constrói sozinho em 349 dias uma casa dos sonhos com dois andares em um campo verde no meio da natureza

Com uma área de 15 quilômetros quadrados e suas famosas redes na água, a lagoa virou o oásis de relaxamento de Jericoacoara

Milhares de laranjas são espremidas em minutos para virar suco: a jornada da fruta até a sua mesa

Esqueça os produtos caros: veja como limpar janelas emperradas usando apenas vinagre

O jardim do gigante: a cidade mineira cercada por paredões de pedra que parecem ter sido cortados à mão

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.