• MENU
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • ECONOMIA
    • Economia POP
    • MERCADO FINANCEIRO
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
Início Análises

Especialista vê risco de mudança na hegemonia do dólar com retorno de Trump

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
01/abr/2025
Em Análises
Qual o salário mínimo fora do Brasil? Veja agora

Dólar - Créditos: depositphotos.com / VadimVasenin

EnviarEnviarCompartilhar

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump pode estar adotando uma estratégia para reduzir a demanda global por dólar, segundo análise do especialista em macroeconomia Fábio Fares no programa BM&C News. A medida estaria alinhada à sua visão histórica de que a moeda americana, quando valorizada, prejudica a competitividade da indústria dos EUA frente a países como a China.

Trump já havia levantado a bandeira do dólar “forte demais” durante sua primeira campanha presidencial e manteve esse discurso ao longo do mandato. Agora, ao defender barreiras comerciais e questionar o acúmulo de reservas externas em títulos do Tesouro americano (Treasuries), ele parece querer redesenhar o papel do dólar como moeda de reserva global, redistribuindo os custos dessa hegemonia para outras economias.

Segundo Fares, o fortalecimento do dólar, embora seja visto como sinal de robustez econômica, tem efeitos colaterais importantes: ele encarece os produtos americanos, enfraquece a indústria local e favorece países que adotam práticas de desvalorização cambial, como a China. “O dólar forte é ruim para a indústria americana. Ele tira competitividade dos EUA em um mundo onde a China controla sua moeda e faz dumping em escala global”, afirmou o especialista.

Fares também chama atenção para a diferença entre desdolarizar reservas cambiais e retirar a soberania do dólar como principal referência no sistema financeiro. “Existe uma confusão: uma coisa é os países venderem dólares das reservas dos seus bancos centrais. Outra é acabar com a dominância do dólar como padrão em contratos globais de dívida e no mercado financeiro”, explicou. Ele lembra que o mercado de renda fixa global soma cerca de US$ 140 trilhões — grande parte atrelada ao dólar, o que reforça o peso da moeda mesmo com ajustes em reservas externas.

O analista observa ainda que há uma semelhança no comportamento dos mercados no início deste novo ciclo de Trump com o início de seu primeiro mandato, embora o cenário geopolítico e econômico global seja diferente. “O comportamento do mercado é parecido com 2017, o que mostra que há uma tentativa de retomar políticas anteriores”, disse Fares.

A estratégia de Trump, caso avance, pode representar uma mudança relevante na política externa e na economia global, desafiando o papel histórico dos EUA como centro do sistema financeiro. Um dólar mais fraco pode ajudar as exportações americanas, mas também traz riscos — especialmente em tempos de inflação persistente e juros elevados.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
ECONOMIA

Economista critica TCU e vê “golpe na meta fiscal” do governo Lula

24 de outubro de 2025
Opinião

Opinião: Fux se torna uma espécie de líder da oposição no STF

24 de outubro de 2025
Negócios

Smart Money recebe a NF Núcleo Financeiro: tecnologia e crédito para PMEs

24 de outubro de 2025
Negócios

Executivos lançam Strategy Studio, butique que conecta marca, finanças e tecnologia

24 de outubro de 2025
  • Análises
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • AO VIVO
  • Fale conosco
  • Gastronomia
  • Home – BM&C – 2
  • Home – BM&C – XP
  • Investimentos
  • Mercado & Beyond
  • Mercado Internacional
  • New Home – BM&C
  • Política de Privacidade
  • Sobre a BM&C NEWS
  • Termos de uso
  • Ultimas noticias

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • ECONOMIA
    • Investimentos