A XP Inc. comunicou nesta sexta-feira (7) a assinatura de um acordo vinculante para a compra do Banco Modal ( MODL11). A implementação da transação será feita por meio de uma reorganização societária que resultará na incorporação de até 100% do capital social da instituição financeira.
Para André Machado, trader e fundador do Projeto 10%, conhecido também como Ogro de Wall Street, a aquisição será muito positiva para a corretora: “XP já era número um e agora é número um disparado”, avaliou ao portal da BM&C News.
O especialista explicou que o fato da bolha de fintechs ter estourado, como consequência fez com que o preço do Banco Modal abaixasse e a XP aproveitou a oportunidade: “Fez o correto, fez o que qualquer um faria”, pontuou.
“Vamos ver quais serão os próximos passos do resto do mercado. Eu acredito que o resto do mercado vá correr atrás também de algumas fusões até para se tornarem fortes diante da XP”, avaliou André e completou: “Com certeza, essa notícia de hoje deve trazer um efeito dominó”.
Pensando no lado da pessoa física, de acordo com Machado, a movimentação pode ser benéfica para o cliente, que passará a ter mais opções de conteúdos e alternativas à disposição: “Eu venho assistindo há algum tempo e percebo claramente o foco das empresas para reter cliente, que é gerar conhecimento. Aquela época de oferecer cursinhos gratuitos e etc, que a própria XP uso para crescer há 20 anos, passou”, disse.
Nesse sentido, o lado negativo seria a consolidação de empresas fortes no mercado e a perda da independência: “A consolidação de alguém muito distante dos demais, tem o lado de ditar as regras. Isso pode ser ruim para o mercado como um todo”, analisou.
Além disso, o trader explicou também que de tempos em tempos, quando tem correções e o valuation torna-se mais barato, todo o mercado passa por uma consolidação. E que a compra da Suno por parte da XP gera uma consolidação muito grande.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.