Em participação ao BM&C Market, o analista Alan Ghani, destacou que surgiu um novo elemento, no período de uma semana após a elevação de juros básica, Selic. “A PEC dos Combustíveis surgiu em pauta após a alta da Selic, com a renúncia fiscal podendo chegar a R$ 100 bilhões”.
Ghani afirmou que, até então, no comunicado do Banco Central na última semana, a PEC dos Combustíveis não tinha recebido tanta força, no entanto, destacou que agora Brasília voltou a falar do tema. “quando isso acontece, o mercado fica receoso”.
“O Banco Central, como uma instituição independente, alertou para esse risco fiscal, à medida que havendo esse gasto público afetará a inflação”, disse Ghani.
Desse modo, o analista explicou que a política monetária perde o efeito, logo, o ajuste do Banco Central precisa ser ainda mais forte. Ainda recordou que, o mesmo ocorreu em 2021, onde o Banco Central dizia que estava aumentando o juros de forma mais agressiva por conta das medidas de auxílio que impactariam na inflação.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.
















