O dado de inflação nos Estados Unidos destinado aos consumidores veio dentro das expectativas, e o mercado reagiu bem. Em entrevista ao BM&C News, o estrategista da RB Investimentos, Gustavo Cruz, comentou como está a preocupação dos Estados Unidos em relação à inflação.
O estrategista logo destacou que o mundo inteiro está enfrentando alta na inflação. “Eu entendo que não só a inflação americana, mas Ocidental, América Latina, Europa, a inflação é maior do que em muitos anos”, disse.
Em contrapartida, Cruz ressaltou que algumas sinalizações estão surgindo que podem corresponder a uma melhora na inflação para o primeiro semestre de 2022. “Algumas sinalizações, que talvez já veremos no início de 2022, um arrefecimento do petróleo, gargalo de indústria, e as matérias primas vindas da Ásia começam a pressionar menos”, destacou.
Desse modo, o estrategista afirmou que isso dará um grande alívio aos bancos centrais. “Dá um alívio bem grande para os Bancos Centrais, porque por mais que eles consigam subir a taxa de juros e reduzir a propensão ao consumo, eles ainda ficam dependentes do resto do mundo em termos de valorização”, concluiu.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.