BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

A geração Z e a falta de engajamento no ambiente corporativo

Maurílio Goeldnerby Maurílio Goeldner
14/11/2025

Recrutadores e gestores de empresas de diferentes segmentos relatam constantemente que é cada vez mais desafiador atrair e manter jovens talentos. A percepção se repete em companhias de tecnologia, varejo, serviços financeiros e até em indústrias tradicionais: a Geração Z, formada por jovens nascidos entre 1995 e 2010, entrou no mercado em um contexto muito diferente das gerações anteriores. Eles vivenciaram a digitalização completa das rotinas, cresceram em meio à cultura das redes sociais e desenvolveram expectativas profissionais baseadas em propósito, autonomia e velocidade. Isso cria um descompasso crescente entre o que as empresas oferecem e o que esses profissionais esperam.

Essa não é a realidade apenas no Brasil. Mais de 3.500 profissionais foram entrevistados pela pesquisa Impacto da Comunicação Internacional com Funcionários 2025, conduzida pela YouGov e Staffbase na Austrália, Áustria, Alemanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo identificou que 63% dos funcionários que consideram deixar seus empregos citam a má comunicação interna como um dos motivos.

O dado reforça que o problema vai além de benefícios, salários ou modelos híbridos. A Geração Z tem se mostrado especialmente sensível à forma como as empresas se comunicam, tanto no dia a dia quanto em decisões estratégicas. Falhas de comunicação geram sensação de isolamento, falta de reconhecimento e ausência de pertencimento, elementos que pesam muito mais para essa geração do que para as anteriores.

Como agir para reter talentos

Para Ana Eliza, especialista em RH da Companhia de Estágios, líder em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, o problema começa quando as empresas tratam a retenção de talentos como um objetivo, sem se preocupar em cultivar o sentimento de pertencimento. “Particularmente, não gosto muito da palavra retenção de talentos. Acredito que, quando a gente também se sente alinhado com os valores e o propósito da empresa, entende sobre a sua cultura, a sua missão e o porquê daquela empresa existir, nos sentimos fazendo parte dela”, afirma. Segundo ela, a comunicação é o alicerce dessa conexão.

A especialista reforça que a empresa precisa responder às expectativas dos novos talentos, uma vez que estagiários, trainees e jovens aprendizes querem estar em organizações com propósito, clareza e oportunidades reais de desenvolvimento. Essa percepção é apoiada pelo levantamento recente da Employer Branding Brasil, que apontou que 43% dos candidatos entrevistados aceitariam manter o salário atual para ingressar em uma empresa cujos valores e cultura sejam inspiradores. A pesquisa ouviu 3.100 candidatos em plataformas impulsionadas pela Radancy Talent Acquisition.

Com quatro gerações atuando lado a lado, comunicar-se de forma efetiva nunca foi tão complexo. “O RH tende a pensar em suas ações estratégicas sem personalizar a mensagem. É preciso considerar quem é o público: a geração Z, por exemplo, tem uma mentalidade digital, usa memes, GIFs e emojis. Mas é preciso refletir se isso é eficiente para passar uma mensagem com teor profissional. Comunicação é exercida por troca e aperfeiçoamento constante”, reflete Ana Eliza.

Leia Mais

Empresa não deposita o FGTS? Saiba o que fazer agora

Empresa não deposita o FGTS? Saiba o que fazer agora

11 de outubro de 2025
Você sabia que tem direito a pausas diárias para amamentação?

Você sabia que tem direito a pausas diárias para amamentação?

11 de outubro de 2025

Além do incentivo às conversas cotidianas, cafés, almoços, reuniões e confraternizações especiais, também é importante incluir métricas objetivas e estratégicas para entender como os colaboradores percebem a empresa. Pesquisas curtas e regulares, conhecidas como pulses, enquetes rápidas destinadas a captar continuamente o clima organizacional, o engajamento e o nível de satisfação, permitem identificar dúvidas, expectativas e angústias. Tais recursos ajudam a ajustar o tom das mensagens e a calibrar ações de comunicação interna. “Esses dados são fundamentais para conhecer o público interno, entender onde estão as suas dúvidas, interesses e angústias. Assim como no marketing, o RH precisa conhecer o seu público e saber quais impressões está deixando dentro da empresa”, explica. Essa escuta ativa também reforça, especialmente aos jovens, que suas opiniões têm valor e podem gerar mudanças concretas.

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

mercado trabalho

Créditos: depositphotos.com / SeventyFour

Tags: corporativogeração ztrabalho
336x280

Notícias

Moraes e Dino votam por aceitar denúncia contra Eduardo Bolsonaro

Azul registra prejuízo de R$ 1,56 bilhão no 3º trimestre e enfrenta pressão de custos

Justiça suspende falência da Oi e determina continuidade da RJ

PF prende ex-presidente do INSS e mira núcleo político em fraude bilionária

  • All
  • análise
(Foto: Jaqueline Machado/BNDES)
ECONOMIA

BNDES tem lucro recorrente de R$ 11,2 bi até setembro, alta de 14,2%

14 de novembro de 2025
mercado trabalho
Análises

A geração Z e a falta de engajamento no ambiente corporativo

14 de novembro de 2025
MONEY REPORT DEBATE A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MERCADO
MONEY REPORT

Money Report debate como a inteligência artificial está redefinindo o trabalho

14 de novembro de 2025
Escrow
INVESTIMENTOS E FINANÇAS

Escrow notarial: a nova garantia que ganha espaço em grandes negócios no Brasil

14 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Unidade de mistura de minério de ferro em porto na China

Minério de Ferro dispara com expectativa de novos estímulos na China

by Lucas Tadeu
7 de outubro de 2024
0

O mercado de minério de ferro tem vivenciado uma alta expressiva nas últimas semanas, impulsionado por expectativas de estímulos econômicos...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Estratégias de investimento e desafios dos fundos multimercados em 2024

by Lucas Tadeu
23 de setembro de 2024
0

Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, falou sobre sua trajetória e a importância de uma boa estratégia de alocação...

NГѓВєmero de apostadores no Brasil supera em 7 vezes o de investidores, aponta pesquisa do IBGE

O crescimento das apostas no Brasil e seus desafios econômicos

by Lucas Tadeu
16 de setembro de 2024
0

O mercado de apostas esportivas e jogos de azar no Brasil está crescendo exponencialmente. Em 2023, 22 milhões de brasileiros...

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.