BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Soja deve ter vigésima safra consecutiva de lucratividade bruta em 2025/26, diz Datagro

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
17/10/2025
Em Agronegócio

Apesar de desempenho inferior ao de 2024/25, a lucratividade bruta da soja brasileira em 2025/26 tende a permanecer majoritariamente positiva. É o que aponta o levantamento mais recente da Datagro Grãos que indica ainda que o resultado reflete a combinação entre custos de produção, produtividade e receita esperada, que sustentam margens brutas relativamente favoráveis para os produtores. 

Inicialmente, observa-se notável elevação dos custos – em especial no Mato Grosso, Paraná e Goiás – após dois anos consecutivos de retração. Além do aumento nos gastos com insumos (sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas), a variação cambial encareceu as compras externas, pressionando os resultados. 

Leia Mais

Bitcoin atinge nova máxima com apoio institucional e otimismo regulatório

Bitcoin cai pela 3ª sessão seguida em meio à aversão ao risco global

12 de fevereiro de 2026
balança comercial janeiro

Balança comercial tem déficit de US$ 647,3 milhões na primeira semana de fevereiro

9 de fevereiro de 2026

No campo da produtividade, as estimativas apontam para bons rendimentos, apoiados no uso regular de tecnologia e em condições climáticas relativamente estáveis, mesmo diante da possibilidade de um La Niña fraco. Destaca-se a recuperação da produtividade média no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, áreas duramente afetadas por escassez de chuvas em 2024/25. Nos demais estados, a expectativa é de ligeira queda, mas ainda em níveis superiores à média histórica – o que permite alguma diluição dos elevados custos por hectare. 

Por fim, do lado da receita, a Datagro estima que os preços da oleaginosa permaneçam pressionados em 2025/26, em patamar inferior a este ano, limitando os resultados brutos dos produtores. O recuo reflete a perspectiva de safras cheias nos EUA e no Brasil, levando o mercado global a registrar seu quarto superávit consecutivo. 

Consequentemente, projeta-se, ainda em caráter inicial, lucratividade bruta de 46% no oeste do Paraná (x 47% em 2024/25), 17% no sul do Mato Grosso (x 29% em 2024/25) e 25% no sudoeste de Goiás (x 46% em 2024/25). Recuperações são previstas no norte do Rio Grande do Sul (25% em 2025/26 x -7% em 2024/25) e no sul do Mato Grosso do Sul (21% em 2025/26 x 13% em 2024/25).  

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

A vila de 929 habitantes escondida entre serras mineiras onde o tempo desacelera e a natureza domina a paisagem

Com 21 arcos de concreto e 380 metros de extensão, o viaduto de 1901 na Escócia tornou-se o maior ícone ferroviário mundial e cenário cinematográfico

O fim do tijolo quebrado e do reboco grosso: Sistema Arxx utiliza conectores exclusivos e encaixe “macho-fêmea” para entregar paredes milimetricamente alinhadas, com desperdício zero e isolamento térmico superior

Macron: Europa precisará criar “regras de coexistência” com a Rússia após guerra na Ucrânia

Com um vão livre de 74 metros sustentado por pilares vermelhos, o MASP de 1968 tornou-se o maior símbolo da arquitetura moderna e da arte em São Paulo

Ibovespa fecha semana em alta apesar de realização de lucros no fim dos pregões

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.