O principal Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) apresentou uma alta de 15,49% em 2023. O indicador, que estava em 2.867,13 pontos no final de 2022, encerrou o último ano com 3.311,43 pontos. Segundo Luis Novaes, analista da Terra Investimentos, a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, foi um dos principais fatores que contribuíram para este desempenho.
Motivos para o crescimento dos fundos imobiliários

Os fundos imobiliários tornaram-se mais atrativos em um cenário de queda de juros e fechamento da curva futura. “De modo geral, espera-se que os portfólios desses fundos apresentem valorização e os rendimentos podem ser maiores”, explica Novaes.
Em 2024, a Selic estava em 11,75% ao ano. Entretanto, a taxa passou por um forte ciclo de alta, indo de 2% ao ano para 13,75% entre 2021 e 2022. Desde agosto de 2023, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) iniciou uma série de cortes de 0,5% nas últimas quatro reuniões, o que posicionou a Selic no patamar atual.
Expectativa de queda contínua da selic
De acordo com o mais recente boletim Focus, a expectativa é de que a taxa básica de juros da economia encerre 2024 em 9% ao ano. Isso sinaliza que os cortes devem continuar, beneficiando diretamente os fundos imobiliários.
Entretanto, apesar dos números positivos, há investidores que temem a volatilidade do mercado e optam por comprar imóveis ao invés de investir em fundos imobiliários. Carolina Borges, analista de fundos imobiliários da EQI Research, desaconselha essa prática, ressaltando os benefícios da liquidez e da diversificação proporcionados pelos fundos imobiliários.
Volatilidade do mercado
Para Angelo Ferraretto, diretor de gestão da Integral Brei, essa volatilidade afeta também o mercado de imóveis físicos. “Quando os juros aumentam, a compra de imóvel financiado torna-se mais caras, diminuindo a liquidez ou forçando o proprietário a reduzir o valor do imóvel para venda”, comentou.
Para investir em fundos imobiliários, é importante conhecer as particularidades de cada tipo de fundo, como fundos de papel, logística, lajes corporativas e shoppings.
Expectativa para os fundos imobiliários
Observando o cenário atual, analistas destacam os fundos imobiliários como uma boa escolha de investimento tendo em vista a expectativa de queda da Selic e a recuperação econômica do setor imobiliário.
Com a repercussão positiva do investimento em fundos imobiliários, analistas recomendam acompanhar de perto o comportamento do IFIX, um reflexo direto do desempenho deste setor.