Um novo programa de auxílio financeiro, chamado “Agentes da Cidadania”, foi implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Com foco em ajudar mulheres em extrema pobreza, o programa busca fortalecer os direitos sociais, combater a violência doméstica e a discriminação.
Além de proporcionar mensalmente R$ 300 para mulheres em extrema pobreza, o “Agentes da Cidadania” tem como objetivos o apoio a mulheres em situação de rua e vítimas de violência ou discriminação. O público-alvo são mulheres que estão cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e em acompanhamento familiar nas unidades de assistência social.
Quais inscritos no CadÚnico podem receber?

Para se qualificar para o auxílio de R$ 300, é necessário preencher determinados requisitos. Entre eles, a candidata deve residir em uma região administrativa com vagas disponíveis para o programa e ser a única beneficiária do auxílio em sua família.
As mulheres selecionadas para o programa também terão a oportunidade de participar de atividades sociais, como reuniões e encontros. Estes encontros pretendem ajudar na criação de estratégias para enfrentar as adversidades da vida quotidiana, juntamente com a equipe do projeto.
Como atualizar os dados no CadÚnico?
Para as famílias que não tiveram mudanças nas suas circunstâncias nos últimos dois anos, é possível atualizar os dados no CadÚnico remotamente. Porém, qualquer alteração mais significativa deve ser feita presencialmente. Também é possível realizar um pré-cadastro online, que acelera o processo de entrevista socioeconômica e torna o atendimento no CRAS mais rápido. O processo de atualização online pode ser feito da seguinte maneira:
- Acesse o app Meu CadÚnico ou o site do CadÚnico;
- Faça login com a sua conta gov.br;
- Selecione a opção “Atualização cadastral”;
- Confirme as informações existentes;
- Clique em “Enviar cadastro”.
Espera-se que o programa “Agentes da Cidadania” faça a diferença na vida de muitas mulheres brasileiras, ao proporcionar não apenas suporte financeiro, mas também a chance de se conectarem com recursos sociais valiosos.