Com o aumento do preço do gás de cozinha, muitas famílias de baixa renda têm sido impactadas financeiramente. Diante dessa realidade, o governo do Espírito Santo anunciou uma medida para amenizar esse problema: a liberação do Vale-Gás Estadual. A seguir, confira mais detalhes sobre essa ação.
O que é o Vale-Gás Estadual?

O Vale-Gás Estadual é um programa de auxílio para a compra de botijões de gás de cozinha. Com a implementação deste programa, o governo do Espírito Santo visa auxiliar famílias de baixa renda, que têm sentido o encarecimento do produto em seu orçamento. O pagamento deste auxílio terá início neste mês, beneficiando principalmente famílias que possuem renda mais baixa.
Quem pode receber o Vale-Gás?
Para ser apto a receber o Vale-Gás Estadual, é necessário:
- Pertencer a famílias de extrema pobreza cuja renda per capita seja igual ou inferior a R$ 218;
- Possuir crianças de até 6 anos na família;
- Ser beneficiário do Programa Bolsa Família;
- Não receber o Auxílio Gás dos Brasileiros, do governo federal;
- Responsável familiar deve possuir, no Cadastro Único (CadÚnico), todos os dados necessários para a abertura de conta bancária do Vale Gás Capixaba;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal. Bimestralmente, haverão revisões no Cadastro Único para selecionar novas famílias para receber o vale-gás.
Como receber o Vale-Gás?
O valor do Vale-Gás Estadual foi fixado em R$ 100, a ser pago a cada dois meses. A primeira liberação está prevista para o dia 29 de janeiro. Os beneficiados receberão o auxílio da seguinte maneira: – Upto uma conta no Banestes (Banco do Estado do Espírito Santo) será aberta em nome do beneficiário; – Para receber o valor, no dia 29 de janeiro, é preciso comparecer até uma agência do banco para retirar o cartão de saque. Ao tomar essas medidas, o governo do Espírito Santo espera aliviar o peso do aumento do gás de cozinha no bolso das famílias mais vulneráveis, buscando contribuir para a manutenção de sua qualidade de vida.