O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou que o governo federal tem planos de finalizar até 2024 a busca ativa de beneficiários do programa Bolsa Família, que tem como objetivo localizar famílias de baixa renda elegíveis para o programa, mas que ainda não estão registradas no CadÚnico (Cadastro Único).
Ministro do Desenvolvimento Social comenta sobre CadÚnico e Bolsa Família

De acordo com o ministro, o cadastro para o programa está atualizado, o que facilita o trabalho de busca dos beneficiários. “Em 2024, nós vamos completar a busca ativa. Falta muito pouco e temos um cadastro já bastante atualizado. A casa está arrumada.”, afirmou Dias. Ele indicou que o governo tem agora, com o cadastro, a ferramenta necessária para a implementação de políticas sociais eficientes.
Programas sociais são aprovados pela população
Grande parte da população aprova os programas sociais implementados pelo governo. De acordo com pesquisas recentes, os programas sociais são bem vistos em todas as regiões do país.
Consequências da verificação dos beneficiários pelo CadÚnico
No entanto, o ministro reconheceu que a popularidade do presidente Lula sofreu um impacto negativo devido à verificação rigorosa dos beneficiários do programa. Esta situação foi revertida a partir do segundo semestre do último ano com o lançamento do Novo Bolsa Família e a eficiente atualização do cadastro.
Segundo pesquisa, o Bolsa Família é o programa mais importante para a economia. No entanto, a avaliação do governo divide os beneficiários do programa. O Tribunal de Contas da União (TCU) também apontou um prejuízo de R$ 34,2 bilhões devido a fraudes no programa Bolsa Família.