O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (9) que o tão esperado programa Voa Brasil, que tem como objetivo reduzir o custo das passagens aéreas no país, deve entrar em funcionamento na primeira quinzena de fevereiro. O programa contemplará, inicialmente, aposentados do INSS e estudantes do programa Prouni que não fizeram viagens aéreas nos últimos 12 meses.
O que é o programa Voa Brasil para aposentados e estudantes?

Com preços a partir de R$200, o programa pretende estimular a inclusão de novos passageiros no mercado de transporte aéreo brasileiro. Segundo o ministro Silvio Costa Filho, “queremos dar a esses brasileiros a oportunidade de conhecer seu país de uma maneira mais rápida e segura, para que possam visitar seus familiares ou mesmo fazer turismo, algo que muitos ainda consideram um luxo inacessível”.
Aposentados e estudantes se beneficiam com o programa?
De acordo com as normas do programa, serão elegíveis para a aquisição dessas passagens aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos e estudantes vinculados ao programa Prouni. Isso corresponde a um universo de cerca de 20 milhões de aposentados e 600 mil estudantes.
Participação do BNDES
Além disso, o ministro salientou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode entrar na operação para oferecer crédito às companhias aéreas “para investimentos”. Embora não tenha ficado claro se a instituição poderia subsidiar o barateamento das tarifas aéreas previsto no programa, a possível parceria do BNDES com as companhias aéreas pode trazer um novo fôlego ao setor, que vem lutando com as dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19.
Assim, o programa Voa Brasil surge como uma alternativa para melhorar a acessibilidade e a mobilidade de milhares de brasileiros, proporcionando condições mais acessíveis para viajar pelo país.