O Espírito Santo está tomando medidas ousadas para ajudar as famílias de baixa renda a aliviar a pressão financeira devido ao aumento do custo do gás de cozinha. Recentemente, o estado anunciou a introdução do programa Vale-Gás, que fornecerá auxílio financeiro para a compra do essencial gás de cozinha. O programa, que começará este mês, é destinado especialmente a famílias com menor renda. Com o aumento do custo do gás de cozinha em todo o país, o programa servirá como um impulso muito necessário para tornar o produto mais acessível.
Quem pode receber o Vale-Gás?

O governo fez vários critérios de elegibilidade baseados na situação de renda individual e familiar, idade das crianças na família e benefícios atualmente recebidos de outros programas. O critério inclui:
– Famílias em extrema pobreza com renda per capita de R$ 218 ou menos
– Famílias com crianças com até 6 anos
– Beneficiárias do Programa Bolsa Família
– Famílias que atualmente não estão recebendo o Auxílio Gás dos Brasileiros do governo federal
– Famílias cujo responsável familiar tenha todos os dados necessários para a abertura de conta bancária do Vale Gás Capixaba no CadÚnico
– Famílias cujo responsável familiar esteja em situação regular de CPF na Receita Federal
As famílias serão inscritas no projeto por um período máximo de 12 meses, com verificações bimestrais no Cadastro Único para selecionar novas famílias e verificar a elegibilidade das famílias beneficiárias atuais.
Qual o valor do Vale-Gás?
As famílias elegíveis receberão um pagamento de R$100 a cada dois meses, com o primeiro pagamento previsto para 29 de janeiro. Uma conta no Banestes será aberta em nome do beneficiário para facilitar esses pagamentos. Os beneficiários precisarão comparecer a uma agência bancária no dia 29 de janeiro para saque com seu cartão de saque. Os esforços do Espírito Santo para abordar a questão do acesso a gás de cozinha deve servir como um exemplo inspirador para outras regiões do Brasil.