Hoje nos debruçamos sobre o Auxílio Gás 2024, benefício governamental que tem se mostrado de grande utilidade para milhões de famílias brasileiras. Conheceremos como funcionará este sistema de distribuição, quais serão os critérios de elegibilidade, valor do benefício e, finalmente, a forma de realizar a consulta pelo CPF.
Como funcionará a distribuição do Auxílio Gás 2024?

Com grande probabilidade, o processo de distribuição do benefício será similar ao que já ocorre atualmente, onde o pagamento do Auxílio Gás é vinculado ao programa Bolsa Família.
Para sua obtenção, não há necessidade de inscrição, porém é imperativo que o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) esteja devidamente atualizado. O público-alvo são as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Quem tem direito ao benefício?
A seleção dos beneficiários é determinada por diversos critérios, incluindo dados atualizados no Cadastro Único, menor renda per capita, maior número de integrantes na família e participação no programa Bolsa Família.
Criado na gestão de Jair Bolsonaro, o Auxílio Gás tem popularidade entre os brasileiros, e foi mantido pelo governo Lula. Em 2023, uma Medida Provisória fixou temporariamente o valor do benefício em 100% da média nacional de preços do botijão de gás de 13kg.
Valor e periodicidade do Auxílio Gás 2024
Importante destacar que o Auxílio Gás 2024 é pago a cada dois meses. Sobre o valor, devido à não renovação da Medida Provisória, existe a suposição de que em 2024 o benefício voltará a pagar apenas 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.
Como consultar o Auxílio Gás 2024
A consulta do Auxílio Gás 2024 pode ser realizada através do aplicativo do Bolsa Família ou do Caixa Tem, utilizando o número do CPF. As informações incluem elegibilidade ao benefício e detalhes dos pagamentos.
Fica evidente, portanto, a importância deste benefício para a manutenção da economia doméstica de muitas famílias brasileiras, facilitando o acesso a um item básico de sobrevivência: o gás de cozinha.