A Caixa Econômica Federal começou a oferecer uma nova funcionalidade aos trabalhadores que possuem FGTS ativo. A consulta ao saldo do fundo, que antes só poderia ser feita nos guichês de autoatendimento ou via internet banking, agora pode ser feita de maneira totalmente online, facilitando a vida dos cidadãos, especialmente neste momento de pandemia do novo Coronavírus.
O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço -FGTS – é um valor depositado pelo empregador em uma conta vinculada ao funcionário. O montante é recolhido mensalmente, sendo equivalente a 8% do salário do trabalhador.
O Fundo de Garantia foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, sendo que a quantia pode ser resgatada por esses trabalhadores em situações específicas, como aposentadoria, desastres naturais na área de residência, entre outras. Agora, com a nova facilidade da Caixa, o cidadão pode consultar o saldo do seu FGTS de forma rápida e segura.
Como consultar o FGTS?
A consulta ao saldo do Fundo de Garantia pode ser realizado através do aplicativo do FGTS ou pelo Internet Banking para aqueles que já são clientes da Caixa. Para realizar a consulta pelo aplicativo, o usuário deve seguir os seguintes passos:
- Acessar o aplicativo;
- Clicar na opção “Meu FGTS” ou em “ver todas as suas contas”;
- Selecionar a conta FGTS desejada para visualizar o extrato.
A consulta também pode ser feita pelo Internet Banking da Caixa, seguindo este passo a passo:
- Acessar o site oficial da Caixa;
- Clicar em “Benefícios e Programas”;
- Clicar em “FGTS” no menu;
- Clicar em “Extrato do FGTS”;
- Preenchendo os campos com os números do CPF e do PIS e inserindo a senha;
- No menu, selecionar “FGTS” e, em seguida, “Extrato Completo”.
Quem pode consultar o FGTS?
Todos os trabalhadores que têm direito ao fundo, incluindo trabalhadores rurais, temporários, intermitentes, avulsos, diretores não empregados, empregados domésticos e atletas profissionais, podem consultar o saldo do FGTS, desde que atendam às condições estipuladas, que incluem ser demitidos sem justa causa, adquirir a casa própria, se aposentar ou lidar com uma doença grave.
Ainda, trabalhadores podem acompanhar o extrato do Fundo de Garantia por meio de mensagens de texto gratuitas enviadas pela Caixa. As informações sobre depósitos feitos pelo empregador e atualizações semestrais de saldo serão enviadas direto para o celular do trabalhador inscrito neste serviço.