Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social, em pronunciamento feito nesta quarta-feira (3) afirmou que a fila de espera para a concessão de benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) nunca terá fim. Atualmente, o tempo médio de atendimento é de 49 dias, porém, a meta estabelecida para o fim de 2024 é reduzir esse prazo para 30 dias.
Qual o atual cenário da fila do INSS?

No início de 2023, o tempo de espera para o atendimento pelo INSS era de 97 dias. Agora, esse prazo já foi reduzido para 49 dias. Contudo, Lupi enfatiza que esse ainda não é o ideal, pois o objetivo é chegar a 45 dias de espera e, ao final do ano, chegar a 30 dias.
INSS: um constante fluxo de solicitações
O INSS recebe mensalmente entre 900 mil e 1 milhão de pedidos de benefícios. Por isso, o Ministro acredita que a fila nunca será completamente zerada. “Tem que conferir documento, tem que ser justo.”, esclareceu Lupi. Apesar dos desafios, o ministro ressalta a importância de aprimorar o atendimento do INSS e torná-lo o órgão mais eficiente entre os que compõem a Esplanada. Atualmente, o INSS atende 39,3 milhões de segurados.
Medidas para enfrentar a fila da Previdência Social
O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) foi estabelecido através de uma lei originada de uma medida provisória, promulgada em abril deste ano. Em setembro, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas aguardavam pela concessão de benefícios, segundo dados do INSS. Depois que a fila for regularizada, o trabalho será direcionado para a humanização do atendimento.
No mesmo dia, outra notícia de destaque foi o terceiro aumento da gasolina na Argentina.
Esses acontecimentos mostram os complexos desafios que países da América Latina enfrentam para a gestão de suas políticas públicas, especialmente aquelas voltadas para as áreas social e econômica.