2023 foi um ano de turbulência e desafios para os investidores de ações na bolsa. Entretanto, aqueles que persistiram foram recompensados com um forte fechamento do Ibovespa, terminando o ano com uma alta de 22% e se aproximando das máximas históricas. Com esse cenário, muitos investidores começaram a questionar se era tarde demais para entrar na bolsa ou se o ciclo de alta continuaria em 2024.
Previsões da economia para 2024

Ao questionar especialistas para a série Onde Investir em 2024, a resposta foi unânime: a bolsa ainda tem espaço para crescer e trazer mais retornos positivos aos investidores. Essas previsões funcionaram avaliando aspectos como o valor de mercado em relação ao lucro (P/L) das ações que compõem o Ibovespa. Essas projeções sugerem que a bolsa brasileira está “barata”, com um P/L de aproximadamente 8 vezes, bem abaixo da média histórica de 11 vezes. Contudo, nem todas as ações são recomendadas para comprar neste momento.
Principais Ações para 2024
De acordo com os especialistas consultados, existem pelo menos 13 ações que poderiam trazer alegrias para os investidores em 2024, destacando os setores de varejo, transporte e energia. Entre os mais citados estão a Vivara (VIVA3), Arezzo (ARZZ3) e Lojas Renner (LREN3) no varejo; a Localiza (RENT3) no setor de transportes; e a Equatorial (EQTL3) no setor de energia. Além dessas, outros papéis citados como boas opções incluem Sabesp (SBSP3), Prio (PRIO3), Suzano (SUZB3), Hypera (HYPE3), Rumo (RAIL3), Cyrela (CYRE3), Totvs (TOTS3) e 3Tentos (TTEN3).
O que esperar da Petrobras e Vale em 2024
E como ficam as poderosas ações da Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3)? Com a desaceleração da economia chinesa e potenciais riscos de recessão nos Estados Unidos, o setor de commodities tem sido alvo de cautela pelos investidores. No caso da Vale, a empresa sofreu com a desvalorização do minério de ferro em 2023, por conta da desaceleração do mercado imobiliário chinês. Já a Petrobras enfrenta preocupações constantes de possíveis intervenções governamentais.
Riscos a serem observados
Apesar das promessas de mais retornos positivos, existem riscos que precisam ser considerados. No cenário global, a incerteza sobre o crescimento da economia chinesa e o potencial de recessão nos Estados Unidos persistem. No Brasil, o cenário fiscal é o principal ponto de atenção, especialmente em relação ao cumprimento da meta fiscal de déficit zero.
Certamente, 2024 promete ser um ano interessante para os investidores de bolsa. Com o cenário atual e as previsões dos analistas, parece que ainda há muitas oportunidades a serem exploradas.