A nova função do sistema de pagamentos instantâneos, denominada “Pix Automático”, foi anunciada pelo Banco Central (BC) e deve entrar em vigor apenas em outubro de 2024. Esta função permitirá que valores sejam debitados diretamente de suas contas por meio de transferências instantâneas, de forma semelhante ao débito automático. No entanto, destaca-se por não depender do limite estabelecido pela instituição financeira.
Por outro lado, temos o Pix Agendado, já existente em alguns bancos e que também será obrigatório a partir de outubro de 2024. Ele é uma funcionalidade que permite agendar um Pix para uma data futura, funcionando de modo semelhante a um agendamento de DOC ou TED.
Como vai funcionar o Pix Automático?

O principal público-alvo do Pix Automático são as empresas. A intenção é tornar o processo de pagamento mais amplo e simples, sem a necessidade de acordos com diversas instituições financeiras.
Diversos tipos de negócio poderão habilitar o pagamento via Pix Automático sem a necessidade de que haja um convênio delas com os bancos dos consumidores. Trata-se de uma alternativa ao atual débito automático, que desconta automaticamente o valor de boletos das contas-correntes cadastradas nos bancos, no dia do vencimento. A nova ferramenta facilitará pagamentos recorrentes, como escolas, condomínios, clubes, planos de saúde, distribuidoras de energia e água, dentre outros.
O desenvolvimento do sistema de Pix Automático
O Banco Central estabeleceu diversas diretrizes para o Pix Automático, abordando autorização prévia, cancelamento, rejeição, liquidação, devolução e responsabilidade em caso de erro, entre outras normas. O desenvolvimento do sistema ocorrerá de janeiro a agosto de 2024 e os bancos que não se adequarem a essa nova funcionalidade estarão sujeitos a multas.
Com a nova modalidade, o BC espera incentivar ainda mais o uso do Pix pelos brasileiros, contribuindo para a modernização do sistema bancário do país. Com a facilidade do pagamento instantâneo, espera-se diminuir o uso de dinheiro físico e o número de operações com cartões de débito e crédito.