BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Taxa Selic: Como isso influencia na Decisão de Comprar ou Alugar um Imóvel?

BMCNEWS Por BMCNEWS
01/01/2024
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O atual cenário econômico brasileiro tem registrado uma forte oscilação na taxa Selic, a taxa básica de juros do país. Após atingir patamares significativamente altos no passado, a taxa tem apresentado uma tendência de queda. No entanto, especialistas da área financeira afirmam que o retorno a juros baixos pode demorar.

“Hoje, nós trabalhamos com uma expectativa de Selic por volta de 9 ou 9,5% para o próximo ano”, afirma Andrew Storfer, diretor de economia e membro do conselho de administração da Anefac. “Enquanto isso, os financiamentos imobiliários oferecidos pelos bancos variam em torno de 11% a 12% ao ano. Com a queda da Selic esse percentual pode sofrer um ligeiro decréscimo, situando-se na casa dos 10%.”

Comprar ou Alugar?

A discussão sobre seja mais vantajoso comprar ou alugar um imóvel ainda gera controvérsias no setor. Financeiros e influencers da área por vezes argumentam que a aquisição de um imóvel não configuraria um investimento, logo, não seria uma decisão a ser priorizada.

Contudo, Michael Viriato, estrategista da Casa do Investidor, defende a ideia de que imóvel é um investimento como qualquer outro. “Certamente, é um bem que soma na construção do patrimônio do proprietário”, afirma o economista.

O impacto dos financiamentos

Em contrapartida, Viriato avalia que um financiamento imobiliário nem sempre é a decisão mais acertada, sobretudo quando comparado à compra à vista. Isso se deve ao fato de que o retorno que um imóvel pode oferecer ao proprietário (soma da valorização do imóvel e o aluguel, caso este seja locado) é usualmente inferior à taxa de juros cobrada no financiamento. Essa situação resulta em um rendimento negativo.

“Considerando o cenário atual, onde você adquire um bem com taxa de financiamento por volta de 10% a 12% ao ano e um retorno em torno de 6%, pode resultar em uma rentabilidade negativa”, explica Viriato.

Leia Mais

ATA DO COPOM, BANCO CENTRAL

Ata do Copom sinaliza cortes, mas diz que juros seguirão restritivos

3 de fevereiro de 2026
BANCO CENTRAL, FOCUS

Boletim Focus reduz IPCA de 2026 para 3,99% e mantém Selic acima de 10% até 2028

2 de fevereiro de 2026

Michael Viriato ainda expõe o chamado “paradigma da posse”, segundo o qual a posse de um bem significa que este vale mais, um conceito que não é necessariamente verdadeiro. Nesse contexto, o especialista sugere que o aluguel pode ser a opção mais viável em algumas situações.

Cabe ressaltar que, a opção entre compra e aluguel de um imóvel deve ser analisada de acordo com a realidade financeira de cada indivíduo e as condições oferecidas pelo mercado no momento da decisão.

Adeus gesso: esse novo estilo de teto é a tendência que garante obra rápida e barata

Com design rústico e 2 quartos, essa casa de campo prova que o conforto não depende de grandes metragens

Com sua história iniciada em 1916 e 16.068 lugares, a Vila Belmiro tornou-se o estádio mais lendário de Santos e o santuário mundial do Rei Pelé

Estrada na Eslovênia ganha fama por suas 50 curvas em grampo, pois o trajeto de 1915 sobe a 1.611 m de altitude, sendo a passagem mais alta da região

Com capacidade para 47.929 torcedores e estrutura de 1972, o Parc des Princes tornou-se o coração pulsante do futebol e o lar oficial do PSG em Paris

Telha de barro ou fibrocimento: qual cobertura oferece o melhor custo-benefício para sua obra em 2026?

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.