A Cidade do Leste no Paraguai tem recebido um fluxo intensificado de brasileiros em busca de melhores preços para as compras de fim de ano. A atração dos consumidores está relacionada à cotação do dólar, que está operando abaixo dos R$5 desde meados de agosto.
A influência do dólar nas compras no Paraguai

No Paraguai, os preços dos produtos são comercializados em dólar. Por este motivo, a queda da moeda americana frente ao real tem incentivado brasileiros a atravessar a fronteira em busca de melhores negócios. Entre os itens mais procurados estão os eletrônicos, que apresentam valores significativamente mais baixos que os praticados no mercado brasileiro.
O desafio de atravessar a Ponte Internacional da Amizade
Mas, para aproveitar estas vantagens, é necessário um planejamento cuidadoso e muita paciência. Isso porque, para chegar ao Paraguai, os compradores precisam passar pela Ponte Internacional da Amizade. Esta é uma das fronteiras mais movimentadas do Brasil, especialmente nesta época do ano, e os congestionamentos podem ser intensos.
Se for interessante completar suas compras antes do final do ano, é importante levar em consideração estes fatores e programar sua viagem para evitar imprevistos. Se por um lado os preços mais baixos são atrativos, por outro lado o tempo gasto na viagem e o congestionamento na fronteira podem ser pontos desfavoráveis. Portanto, sempre é recomendável avaliar todos esses aspectos na decisão de ir às compras no Paraguai.