Acredita-se que as ações de empresas de criptoativos alcançarão uma conclusão favorável em 2023, depois de um tumultuado 2022. Isso ocorre sob a luz das crescentes expectativas de que um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin vista em breve assegurará sua aprovação pelo maior regulador dos mercados dos Estados Unidos.
ETF do Bitcoin será aprovado pela bolsa americana?

Surgiu um novo otimismo no mercado de criptoativos, uma vez que gestores de ativos, entre eles a gigante BlackRock, fizeram pedidos de ETFs de bitcoin à vista. Isso ocorreu após um ano desfavorável para o mercado em que várias empresas de alto perfil, como o FTX de Sam Bankman-Fried, enfrentaram períodos de dificuldades.
Desempenho de Bitcoin e Ethereum em 2023
Bitcoin, a criptomoeda líder no mundo, valorizou aproximadamente 158% enquanto Ethereum acumulou um aumento em torno de 97% durante o ano.
Desafios jurídicos persistentes para criptoativos
Questões legais continuam no foco, já que a Coinbase tentou desafiar a decisão da Securities and Exchange Commission (SEC), reguladora do mercado financeiro nos EUA, de rejeitar seu pedido por novas regras para o setor de ativos digitais.
A exchange de criptoativo Coinbase Global apresentou um impressionante aumento de 426,5% em suas ações, enquanto a operadora blockchain Bitfarms mostra um avanço de 654,6% até agora em 2023.
Desempenho das mineradoras de criptomoedas
Entre as empresas de mineração de criptomoedas, Riot, Maratona Digital, Cabin 8 e Bit Digital apresentam uma valorização que varia de 279,5% a 748,3% no acumulado do ano.
Fabricantes de máquinas de mineração como a Ebang International e a Canaã registraram crescimentos de 36,4% e 493,1%, respectivamente. A MicroStrategy, uma empresa de software e compradora de BTC, viu suas ações valorizarem cerca de 371,6% durante o ano.
Tudo indica que um ETF de bitcoin à vista receberá a aprovação da SEC até o dia 10 de janeiro.
 
			


 














