A menos de quinze dias para a data que marca um ano desde os ataques alarmantes ocorridos no dia 8 de janeiro do ano passado, as autoridades de segurança do Distrito Federal estão se organizando e aumentando os preparativos para garantir que qualquer manifestação que possa ocorrer esteja sob controle. Sandro Avelar, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, tranquiliza a população ao afirmar que até agora, não há nenhum sinal de preocupação.
“Estamos certos de que estará bem organizado e quaisquer manifestações que ocorram estarão sob controle”, disse ele em uma entrevista ao Painel. O secretário também informou que o plano de segurança para a data já está sendo discutido com bastante antecedência.
Reuniões entre autoridades garantem segurança do 8 de Janeiro

Nesta terça-feira (26), houve a primeira reunião entre o governo do DF e os órgãos federais, com o objetivo de discutir o plano de segurança para o dia 8. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, confirmou a informação.
Entre os participantes estavam a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a secretaria de Segurança Pública do DF. Também faziam parte da reunião, representantes da Força Nacional, além das equipes de segurança da Câmara dos Deputados e do Senado.
Existem diferenças em relação aos preparativos para o 7 de setembro?
A preparação de segurança para o aniversário dos ataques de 8 de janeiro é semelhante à organizada para o 7 de setembro do ano passado. O objetivo é evitar um novo incidente como o registrado no 8 de janeiro de 2022.
“Estamos elaborando um plano de ações integradas de segurança para o dia 8 de janeiro. Até agora, nenhuma informação gerou uma preocupação maior, mas como se diz “seguro morreu de velho”, por esse motivo é que estamos nos precavendo”, diz Cappelli.
Independente dos preparativos e planes, é sempre importante lembrar ao cidadão de manter vigilância constante e relatar qualquer atividade suspeita às autoridades locais para garantir um ambiente seguro para todos.