O atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, usou seu discurso de Natal este ano para fazer um apelo à união entre a população brasileira. Ele lamentou que essa coesão ainda não tenha sido restaurada no país e manifestou sua visão otimista para o próximo ano, afirmando que 2024 será um período de “colheita” dos resultados obtidos a partir de medidas implementadas pelo governo em 2023.
“Fomos capazes de restaurar as vidraças em tempo recorde”, disse Lula, fazendo uma alusão aos atos violentos dirigidos contra as sedes dos Três Poderes em Brasília por partidários radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro em 8 de janeiro. “Contudo, precisamos ainda restaurar a paz e a união entre amigos e familiares”, completou.
O Anseio de Lula pela União: Como Ele Vê o Futuro do Brasil?

“O meu anseio neste final de ano é que o Brasil abrace o Brasil. Somos um mesmo povo e um só país”, afirmou Lula em seu discurso, que foi transcrito e distribuído em diversas plataformas midiáticas, como TV, rádio e internet.
Lula assumiu a presidência para um terceiro mandato em 2022, vencendo Bolsonaro em uma eleição apertada no segundo turno. Entretanto, de acordo com pesquisas do Datafolha e do Ipec divulgadas recentemente, a aprovação do governo permanece estável, por volta de 38%, indicando a continuidade da polarização política no país.
Como o Governo Lula se Avalia?
Em seu discurso, o presidente também apresentou uma avaliação positiva do seu primeiro ano no novo mandato. Ele citou diversas iniciativas relevantes implementadas pelo governo, como programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, além da recentemente aprovada reforma tributária.
Lula afirmou que a inflação está sob controle e exaltou a queda do dólar frente ao real. Também mencionou o fato de a bolsa de valores ter alcançado valores recordes, referindo-se ao índice Ibovespa, que atingiu máximas históricas em dezembro. “(O ano de) 2023 foi o ano de semear e reconstruir”, afirmou Lula. “Preparamos o terreno, lançamos as sementes, irrigamos diariamente, cuidamos com carinho do Brasil e do povo brasileiro. Criamos condições para que possamos ter uma colheita generosa em 2024”.
O presidente conclui sua fala com otimismo para o próximo ano: “Estou confiante que 2024 será um ano de muitos frutos e conquistas para nosso país”. Como os brasileiros irão receber essa previsão, apenas o tempo irá revelar.