As celebrações de fim de ano estão se aproximando e com isso, surgem dúvidas em relação ao funcionamento de diversos setores, inclusive da Bolsa Brasileira. Assim, se faz necessário um planejamento para lidar com esses últimos dias do ano e entender em quais dias a B3, a Bolsa de Valores brasileira, estará operando.
As operações do mercado financeiro brasileiro seguem normais até esta sexta-feira, dia 22 de dezembro. É importante ressaltar que durante os fins de semana, usualmente a Bolsa não funciona. As operações serão interrompidas na segunda-feira, dia 25 de dezembro, marcada como feriado oficial.
E a última semana de dezembro, como fica?

Na semana seguinte, especificamente na sexta-feira, dia 29 de dezembro, o Ibovespa não realizará nenhum pregão. Segundo o calendário da B3, será um dia de “expediente interno nas instituições bancárias”. Nos demais dias da semana – terça, quarta e quinta-feira – o expediente será reduzido.
Confira, abaixo, alguns detalhes de como será o funcionamento nesses dias:
- Registro de operações de títulos do agronegócio, que encerrarão às 12h.
- Não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, nem no mercado de empréstimo de ativos.
- Não haverá operações de contratação, compensação e liquidação, tampouco movimentação de garantias na Câmara B3.
- Não ocorrerão movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.
- Não haverá negociação e registro no mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3.
- No que se refere ao Tesouro Direto, não haverá negociação e conformação dos investimentos.
Como será o funcionamento da B3 em 2024?
A B3 já divulgou o seu calendário para o próximo ano. Em linhas gerais, a Bolsa Brasileira não funciona em dias de feriados nacionais. Contudo, em pontes de feriados prolongados e folgas municipais ou estaduais de São Paulo, onde está localizada a sua sede, opera normalmente.
Vale lembrar aos investidores que algumas datas ainda estão sob análise, como é o caso do dia 20 de novembro, devido ao projeto do governo de tornar o Dia da Consciência Negra feriado nacional. Neste sentido, é sempre importante ficar atento à programação e agir de acordo com a dinâmica do mercado financeiro.