Nas últimas semanas, uma pesquisa realizada pelo PoderData deu o que falar ao trazer números equilibrados em relação à aprovação e desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os beneficiários do programa social Bolsa Família. Os dados da pesquisa apontam que 46% dos entrevistados aprovam o governo, enquanto 44% o desaprovam.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2023, com uma margem de erro de 6,2 pontos percentuais para esse grupo específico, superior à margem de erro total da pesquisa, de 2 pontos percentuais. O dado sugere, portanto, um empate técnico.
Bolsa Família: fator determinante para a aprovação do governo?

O programa Bolsa Família, iniciado no primeiro mandato de Lula em 2003, foi substituído em 2021 pelo Auxílio Brasil no governo de Jair Bolsonaro. Retorna agora com a sua denominação original. Os índices de aprovação e desaprovação do governo entre os beneficiários do Bolsa Família têm se mantido em constante oscilação, contudo, nesses últimos meses, os números se mostram estáveis.
O PoderData, pertencente ao grupo Poder360 Jornalismo, realizou o levantamento com recursos próprios, por meio de ligações para telefones fixos e celulares. Foram realizadas 2500 entrevistas, abrangendo 244 municípios em todas as 27 unidades federativas do Brasil.
O que mais revela a pesquisa do PoderData?
O PoderData, por meio de sua metodologia, realiza dezenas de milhares de telefonemas para obter os 2500 entrevistados que representem de forma proporcional os diferentes extratos da população, considerando variáveis como sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.
O conteúdo da pesquisa PoderData é disponibilizado nas redes sociais do Poder360, onde são compartilhados infográficos e notícias acerca dos dados coletados. Além dos dados referentes ao Bolsa Família, a pesquisa também revelou outras informações sobre a avaliação do governo Lula e comparativos com o governo Bolsonaro, bem como a opinião de diferentes grupos, como, por exemplo, os católicos.
Com o intuito de facilitar a interpretação dos dados, os resultados divulgados são arredondados. Por este motivo, pode haver pequenas diferenças no somatório dos resultados. A pesquisa PoderData é realizada com recursos próprios e é considerada uma importante ferramenta de análise política, e compreensão do cenário social brasileiro.