Os recordes que o Magazine Luiza (MGLU3) vem mostrando nos últimos tempos, associados à redução da taxa de juros no Brasil, colocam a empresa em uma posição de destaque para 2024. O BB Investimentos, em seu mais recente relatório, indica a varejista como um dos melhores investimentos para o próximo ano. A casa também recomendou outras duas varejistas, também consideradas como “preferidas do setor”.
O esforço do Magazine Luiza para monetizar suas operações e aumentar as margens operacionais, mesmo em um cenário de forte pressão sobre os resultados e de menor consumo de bens duráveis, foi ressaltado pelos analistas Victor Penna e Wesley Barnabé. A empresa também vem trabalhando para simplificar sua estrutura e impulsionar a plataforma de marketplace do Magalu.
Como o redução dos juros impacta o Magalu (MGLU3) em 2024?

Segundo os analistas, “a melhoria do cenário de concessão de crédito e inadimplência deve impulsionar a venda de bens duráveis, que passou por uma ressaca nos últimos anos após o boom de consumo durante a pandemia”. Diante deste contexto, eles indicam que Magazine Luiza deve apresentar crescimento na receita e ganho de alavancagem operacional durante 2024, favorecendo a valorização das suas ações.
O BB Investimentos também analisou o impacto do Difal (diferencial de alíquota do ICMS) no desempenho das empresas varejistas em 2023. A cobrança deste imposto exigiu o repasse de custos aos consumidores, o que reduziu a margem bruta do Magazine Luiza no primeiro semestre daquele ano. No entanto, a estimativa é que esta pressão diminua em 2024.
Quais são as outras varejistas indicadas para 2024?
Para o próximo ano, os analistas do BB Investimentos indicam o Grupo Mateus (GMAT3) e as Lojas Quero-Quero (LJQQ3) como boas opções de investimento. A estratégia do Grupo Mateus é focada na expansão orgânica e o BB Investimentos acredita que a “melhora das condições macroeconômicas ao longo de 2024 podem impulsionar o desempenho da ação”. Já as Lojas Quero-Quero possuem um modelo de negócios focado no varejo de cidades pequenas, o que pode gerar um bom desempenho com a melhoria das condições de crédito em 2024.
Em um movimento de apoio à digitalização de pequenas e médias empresas, o Magazine Luiza lançou recentemente o serviço Magalu Cloud. A novidade é oferecer preços mais acessíveis para armazenamento em nuvem, uma vez que as opções no mercado geralmente são indexadas ao dólar.