A cidade de Angra dos Reis tem boas notícias para seus servidores públicos. Na sexta-feira, dia 15, eles receberão a segunda parcela do 13º salário, já com as deduções previstas em lei. Mas as boas novas não param por aí, também estão reservadas outras surpresas agradáveis para esses trabalhadores.
Junto à última parte do 13º, 1.638 aposentados e 328 pensionistas da prefeitura receberão um abono natalino de R$ 682,00. Além disso, os 6.161 servidores que ainda estão na ativa serão agraciados com kits natalinos que contêm chester, lombo e panetone. As entregas destes kits começarão na próxima semana.
Benefícios, 13º Salário e reajustes para os servidores de Angra dos Reis

No mês de março, aproximadamente 8 mil servidores – tanto aposentados e pensionistas, quanto aqueles ainda na ativa – foram presenteados com um reajuste escalonado de 15,57%. Este acréscimo salarial será pago em quatro parcelas, sendo as duas primeiras em março e setembro deste ano, e as restantes no mesmo período de 2024. Este índice visa recompor as perdas salariais do período de 2017 até dezembro de 2022.
Como administrar bem o 13º salário?
A chegada do 13º salário pode ser a oportunidade perfeita para quitar dívidas. Na lista de prioridades, entrar em contato com credores para renegociar e pagar débitos em aberto deve ser a primeira atitude a ser tomada.
Despesas como o uso do cheque especial e da função rotativa do cartão de crédito, que possuem altas taxas de juros, podem aumentar rapidamente caso não sejam controladas. Por isso, liquidar esses valores pode evitar a formação da temida “bola de neve”.
Planejamento e estratégias para pagamento de dívidas
Se o valor do 13º não for suficiente para liquidar todas as pendências financeiras, inclusive as contas de consumo como:
- Água;
- Luz;
- Gás;
- Telefone;
é preciso estabelecer um plano de ação.
Uma das estratégias consiste em dar prioridade para as dívidas de menor valor. Após a quitação dessas, é possível renegociar as demais e parcelar de maneira que caibam no orçamento. Além disso, o benefício também pode ser usado para adiantar o pagamento de compras parceladas, proporcionando assim, a redução dos juros.
Dicas para um bom uso do 13º salário
Importante lembrar que a euforia do recebimento do 13º salário não deve resultar em novas dívidas. É preciso evitar o máximo possível a realização de novos parcelamentos, principalmente se relacionados a despesas não essenciais, como viagens, decoração da casa ou aquisição de novos eletrodomésticos e eletrônicos.
Caso as finanças estejam equilibradas, uma parte do valor pode ser destinada para despesas futuras, como as de início de ano – IPTU, IPVA, matrícula escolar, material didático e uniforme, por exemplo. Além disso, essa pode ser uma boa oportunidade para começar a guardar dinheiro e criar uma cultura de poupança.