Os brasileiros beneficiários do Auxílio Gás começarão a receber a última parcela desse benefício para o ano de 2023 a partir do dia 11 de dezembro. Cerca de 5,63 milhões de pessoas estão inclusas nesse ciclo de pagamento, que é destinado para a compra de botijão de gás de 13 kg. As datas específicas dos depósitos seguem até o dia 22 do mesmo mês, porém, o valor de cada parcela ainda não foi fornecido pelo governo federal.
Quando falamos de Auxílio Gás, estamos nos referindo a um benefício que é pago conjuntamente ao programa Bolsa Família. A data exata do pagamento considera o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Em virtude das festividades de fim de ano, o governo federal costuma adiantar o calendário de pagamentos desse benefício.
Quais são as próximas datas de pagamento do Auxílio Gás?

O cronograma planejado para os próximos pagamentos do Auxílio Gás de 2023, considerando o último dígito do NIS, é da seguinte maneira:
- Final 1 – 11 de dezembro;
- Final 2 – 12 de dezembro;
- Final 3 – 13 de dezembro;
- Final 4 – 14 de dezembro;
- Final 5 – 15 de dezembro;
- Final 6 – 18 de dezembro;
- Final 7 – 19 de dezembro;
- Final 8 – 20 de dezembro;
- Final 9 – 21 de dezembro;
- Final 0 – 22 de dezembro.
O valor definido para cobrir completamente o gás de cozinha é baseado em pesquisas realizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que leva em consideração as variações dos preços dos últimos meses.
Como consultar o benefício?
Para verificar as informações referentes à Bolsa Família ou ao Auxílio Brasil ao utilizar o número do CPF, os seguintes passos podem ser seguidos:
- Acesse o site oficial da Caixa Econômica;
- Procure e clique em “Consultar famílias beneficiárias”;
- Selecione a “Consulta por família”;
- Insira o NIS (Número de Identificação Social) e o CPF do responsável familiar nos campos indicados;
- Finalize pressionando o botão de consulta.
Esse processo também pode ser feito por meio do aplicativo Bolsa Família, do aplicativo Caixa Tem ou pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal. As linhas do Ministério do Desenvolvimento Social, 111 ou 121, também fornecem esse serviço.
Quem tem direito a receber?
As famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, que estão inscritas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo nacional (R$ 660) e que recebem o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC), têm direito a receber os valores do Auxílio Gás. Portanto, essas famílias serão consideradas na ordem de prioridade de recebimento do benefício.